Mais de 36 mil visitantes de 40 países passaram pela feira, que encerrou na última sexta
A consolidação do novo formato, focado na classe média, e a
meta de público atingida foram comemoradas após o encerramento do
Movelsul Brasil 2014, na última sexta-feira, dia 28.
Nesta edição da maior feira de móveis e complementos da América
Latina, as indústrias se mostraram preparadas para abastecer o varejo
nacional com móveis desenvolvidos para este novo público, a partir da
pesquisa de cores, tendências, materiais e medidas. Além disso, as
empresas exportadoras investiram em valor agregado para conquistar novos
mercados frente à concorrência com a China. O balanço da feira aponta
mais de 36 mil visitantes de todos os estados brasileiros e 39 países.
O presidente da Movelsul, Henrique Tecchio, comemorou a qualificação
dos visitantes e a geração de negócios durante o evento. Segundo ele, a
movimentação durante os cinco dias foi tão expressiva, que alguns
expositores tiveram que recusar pedidos por terem chegado ao máximo do
seu limite de produção. “Nossos expositores investem muito para estar
aqui e esperam obter retorno em forma de negócios. O que podemos dizer
até agora é que as expectativas foram superadas”, projeta.
No período que antecedeu a feira, o Sindmóveis encomendou um
levantamento junto aos expositores para entender de que forma eles
estavam se preparando para atender a demanda da nova classe média. A
pesquisa mostrou que cerca de 70% das indústrias entrevistadas vendem
móveis para a classe média, sendo que pelo menos 20% delas definem seu
público-alvo como classe C. Alguns expositores, inclusive, declaram ter
linhas específicas para esse nicho de mercado.
As rodadas de negócio do Projeto Comprador também tiveram resultados
positivos, muito em função da agenda mais livre adotada nessa edição,
sem limitação de horários para a visita dos importadores aos estandes da
feira. A ação é promovida pelo Sindmóveis em Bento Gonçalves em
parceria com a Apex-Brasil, por meio do Projeto Brazilian Furniture de
estímulo às exportações dos móveis brasileiros. Foram 600 rodadas de
negócios entre os 30 estrangeiros e 112 empresas inscritas, que deverão
resultar em exportações no montante de US$ 35 milhões.
Outro projeto da feira, o Salão Design Movelsul Brasil 2014, premiou 25 designers,
reconhecendo o talento latino-americano e a parceria entre o design e a
indústria moveleira. Alinhado ao tema da Movelsul Brasil, a comissão
julgadora buscou premiar os produtos que melhor expressaram o conceito
de design democrático – no que diz respeito a uma linguagem clara e
acessível ao entendimento de todos. Ao todo, a 18ª edição do concurso
distribuiu R$ 175 mil aos premiados.
A Movelsul Brasil 2014 teve 296 expositores de móveis e complementos,
ocupando 57 mil metros quadrados do Parque de Eventos de Bento
Gonçalves. A 20ª edição da feira será realizada em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário