A implantação do trem regional na Serra, entre Caxias do Sul e Bento
Gonçalves, interligando Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa, terá
recursos assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento - Fase 3
(PAC 3). A informação foi confirmada na última quinta, dia 20, pelo
Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT) em reunião em Brasília, ao vice-prefeito de Caxias, Antonio
Feldmann, coordenador da Comissão Especial do Trem Regional, e ao
secretário de Gestão e Mobilidade de Bento Gonçalves, Mauro Moro, também
presente no encontro.
O trecho será tratado como piloto no Programa Federal de Trens Regionais de Passageiros no país, conforme noticiado pelo SERRANOSSA
em dezembro. Segundo o Grupo de Trabalho da ANTT, o projeto do trecho
Caxias-Bento é o mais avançado dos 64 projetos em tramitação, pois já
tem o “Programa de Estudo e Viabilidade Técnica e Econômica Financeira,
Social e Ambiental” aprovado, como também já realizou a audiência
pública promovida pelo Ministério dos Transportes. A proposição do Grupo
de Trabalho será levada ao Seminário Nacional de Trens Regionais,
agendado para o dia 29 de abril e apresentada aos Ministérios dos
Transportes e das Cidades.
Conforme Feldmann, a proposta da ANTT é que, com recursos assegurados
pelo PAC 3, o trecho tenha seu Projeto Executivo e início de
implantação entre 2014 e 2015.
O grupo também elegeu na quinta-feira a Alternativa 1 do Estudo de
Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental. A opção
estabelece a linha férrea Caxias do Sul-Farroupilha-Bento Gonçalves com
60 quilômetros, 14 deles totalmente novos e 46 reaproveitados com
adequações. Serão 13 estações convencionais e mais uma de integração.
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