terça-feira, 18 de março de 2014

Faixa Seletiva deverá funcionar até o final do mês na Júlio de Castilhos

A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urabana dará início nas próximas semanas à segunda etapa do projeto de implantação da Faixa Seletiva para o transporte coletivo de passageiros. Um novo percurso contemplará a rua Júlio de Castilhos, no trecho entre as ruas Treze de Maio e Ramiro Barcelos localizado no centro da cidade.

No último dia 10 de março começou a funcionar a primeira faixa seletiva na Rua Barão do Rio Branco, no trecho entre a rua General Gomes Carneiro e Cândido Costa, também no centro. A medida adotada já apresenta importantes resultados entre eles maior rapidez nos deslocamentos e fluidez no trânsito, a tal ponto que a administração municipal avalia estender o trecho até a rua Félix da Cunha, onde está localizado o terminal urbano da Praça Centenário, o principal do Centro. "O resultado é satisfatório, o que nos permite adiantar a colocação em outros trechos. Os motoristas estão se conscientizando do beneficio que a faixa seletiva traz para a cidade", destaca o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro.
 
A previsão é que a faixa seletiva na Rua Júlio de Castilhos entre em funcionamento até o final de março. O secretário salienta que nas próximas semanas os serviços iniciam com  a pintura, colocação de tachinhas e sinalização dos 250 metros da faixa seletiva da rua Júlio de Castilhos. Os estacionamentos do lado direito da via serão proibidos. A exemplo da faixa seletiva da rua Barão do Rio Branco, a restrição de circulação de demais veículos  no trecho também ocorrerá das 6h às 19h de segunda à sexta-feira.  

Em uma etapa posterior, também deverão receber faixas seletivas a rua Saldanha Marinho, no Centro, e a avenida Osvaldo Aranha, no bairro Cidade Alta. A implantação de faixas seletivas integra um programa municipal de mobilidade urbana que tem por objetivo proporcionar melhorias no transporte, no trânsito e na acessibilidade, priorizando e incentivando o transporte coletivo e promovendo o uso adequado do espaço público para garantir melhor mobilidade a todos. "Estamos muito satisfeitos com os resultados, foi uma decisão construída em conjunto com a população em que há importantes benefícios para a maioria", pontua o prefeito Guilherme Pasin.

Com uma população de 111 mil habitantes, a frota do município ultrapassa os 75 mil veículos, número acima da média da maioria das cidades brasileiras, um desafio diário para o ordenamento do espaço nas ruas. Por outro lado, cerca de 24 mil pessoas utilizam diariamente os ônibus do transporte coletivo urbano, uma população que necessita de deslocamento ágil e eficiente.
 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Carlos Quadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário