sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Prefeitura avança na recuperação de ruas

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas realiza diariamente melhorias nas ruas do Município. Somente em 2013 foram recuperados mais de 1.200 mts² de paralelepípedos. Além da colocação de mais de 274 toneladas de massa asfáltica, alcançando cerca de 75% das vias previstas distribuídas pela cidade. No total foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão em obras de pavimentação oriundas de recursos próprios para recuperação emergencial de ruas.

Está quinta-feira, 09, não foi diferente. Os bairros Santa Marta, Borgo, Glória e o distrito de Tuiuty receberam os serviços de recuperação asfáltica, basáltica e cobertura de buracos.

Conforme o Secretário de Viação e Obras Públicas, Valdir Possamai, muitos trechos foram comprometidos pelo tempo e pelo intenso tráfego de transportes de cargas que passam pela cidade, além dos problemas causados pelas fortes chuvas. "A equipe da Secretaria realiza diariamente o serviço de recuperação das ruas do Município, estamos dando prioridade para os casos emergenciais e que prejudicam a segurança dos moradores e a Mobilidade Urbana das estradas", destaca.Todos os dias equipes da secretaria realizam em média 14 serviços de consertos, reposição e reparos do calçamento, desentupimento de bocas de lobo e manutenção nas redes de esgoto.

Bocas de Lobo

Um dos serviços que demanda diariamente muito tempo para ser executado é a limpeza das bocas de lobo e dos bueiros. Entupimento de bueiros também causam problemas nas ruas. Se os bueiros estiverem entupidos com terra, sujeira e lixo, a água não drena (não corre), as ruas ficam alagadas, danificando o pavimento e abrindo buracos. Em algumas vias, detritos obstruem mais de 34% das bocas de lobo. Outro problema é o despejo de restos de materiais utilizados em obras particulares, como cimento, terra e brita que acabam entrando nas bocas de lobo bloqueando o escoamento das águas.  Há casos em que é preciso uso de equipamentos especiais para quebrar as crostas.

Alagamentos

Segundo informa a secretaria equipes vem realizando ações na desobstrução das redes de águas pluviais, limpando galerias e bueiros, trocando manilhas antigas e com problemas, tudo isso visando evitar transtornos causados por chuvas mais fortes. "Orientamos as pessoas que não joguem lixo na rua porque este material vai parar nos bueiros, causando o entupimento. Essa conscientização é muito importante", explica o secretário, lembrando que também é comum encontrar fraldas, garrafas pet e sandálias e até mesmo móveis.  
 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Gustavo Bottega

Nenhum comentário:

Postar um comentário