sábado, 25 de janeiro de 2014

Museu: primeira etapa deve ficar pronta em outubro

Licitação para recuperação do prédio será lançada nos próximos dias

Museu: primeira etapa deve ficar pronta em outubroUm importante passo para resgatar parte das memórias da imigração italiana em Bento Gonçalves foi dado nesta semana, com o avanço do projeto de restauro do Museu do Imigrante. Na manhã de quarta-feira, 22, o prefeito Guilherme Pasin autorizou o lançamento da licitação para contratação da empresa que fará o restauro do prédio histórico, fechado para visitação desde 2010.

O edital do processo será elaborado nos próximos dias, dando início, ainda no primeiro semestre, aos trabalhos prometidos desde o lançamento da proposta, em 2008. As obras devem ser divididas em pelo menos três etapas que incluem, além da retomada de aspectos originais da edificação histórica, elementos de acessibilidade e modernização. “Temos um desafio, que é o fato de não termos muitas empresas especializadas em restauro, mas isso não será um problema. Acredito que em outubro essa primeira fase já esteja pronta”, adianta o secretário de Cultura, Jovino Nolasco de Souza.

A captação, por meio da Lei Rouanet, que autoriza a isenção de parte do Imposto de Renda (IR) de apoiadores da iniciativa, já superou R$ 529 mil, e seguirá ao longo de 2014. Até agora, a ação já tem a participação de 23 empresas e 38 pessoas físicas. Podem investir empresas tributadas em lucro real, deduzindo até 4% do IR devido. No caso de pessoas físicas, o limite é de até 6%. O ressarcimento do patrocínio virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatimento do valor do IR a pagar. Mais informações podem ser obtidas na Casa das Artes, pelo telefone (54) 3454 5253.

As etapas

A primeira fase das obras contempla a recuperação estrutural do prédio, com intervenções em assoalhos, aberturas, esquadrias, revestimentos internos e externos, instalações elétricas e pintura. É esta a etapa que pode estar concluída até outubro. Na sequência, serão observados os quesitos de acessibilidade, com implantação de rampa e elevador – que transformarão a parte de trás da edificação na entrada principal – e, por fim, a modernização e informatização do Museu do Imigrante.

Fonte: Jornal SerraNossa - Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário