quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pais também devem verificar composição dos materiais escolares, afirma especialista

ilustração/Google Quem disse que só economizar na hora da compra dos materiais escolares está bom?

Além da economia, todo cuidado é pouco na hora de comprar colas, tintas, borrachas e outros materiais que possam ser tóxicos que podem prejudicar a saúde dos pequenos.

Escolher produtos que zelam pela segurança das crianças são essenciais para começar bem o ano letivo.

Pensando nisso, o Instituto de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, disponibiliza, desde 2011, selos de qualidade entre os muitos artigos escolares para verificar aqueles que realmente oferecem risco às crianças.

De acordo com o Instituto, a medida foi tomada devido ao grande número de reclamações dos pais preocupados com a segurança dos filhos.

Segundo a psicóloga, especialista em psicopedagogia, Clinaura Maria Lima, além do selo do Inmetro, os pais devem observar aspectos importantes que constam nos rótulos. "A gente precisa observar a lista, o material e ter esses cuidados em relação à saúde mesmo, a questão da pele de alergias, ver o rótulo, a validade, tudo isso, os pais, professores, o adulto que for comprar esse material precisa observar".

Preocupada com a segurança dos três filhos, a secretária Fernanda Bortoni conta que sempre que vai às compras nas papelarias fica atenta não só aos preços como também na composição do produto escolar. 

 "Eu costumo olhar a questão se é alérgico, se é aprovado, se tem o selo de garantia, claro valores que não sejam também abusivos, porque a gente consegue coisas boas com preços também razoáveis, mas eu to sempre verificando essa questão assim se é tóxico ou se não é".

Além dos cuidados, os pais podem aderir à compra de produtos não-tóxicos existentes no mercado.

A gerente de uma tradicional marca de colas, Carolina Camelier, avisa que as papelarias já contam com várias opções para os pais, mas ela ressalta a importância da atenção na hora da compra.  "Hoje a maioria dos adesivos são à base de produtos não-tóxicos, mas isso deve ser muito observado durante o momento da compra. Nas embalagens o pai deve verificar se existe a indicação de que é um produto não-tóxico, se existe a indicação de que é inflamável, porque se existe a indicação de que é inflamável isso quer dizer que esse produto pode vir a causar algum dano à saúde da criança".

Segundo a psicopedagoga, Clinaura Maria Lima, os pais devem se atentar a faixa etária de cada material. 
 
É importante também que eles realizem uma orientação com os filhos de que nem todo material com o desenho mais colorido e da moda é o mais seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário