O poder de compra da nova classe média será a aposta da Movelsul
Brasil 2014, que acontece de 24 a 28 de março. A expectativa é que a
maior feira de móveis e complementos da América Latina, realizada pelo
Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis),
gere negócios no valor de U$$ 300 milhões, em um período de 12 meses.
Em 2013, o gasto do brasileiro com mobiliário chegou a R$ 50 bilhões,
sendo quase a metade, R$ 23 bilhões, somente da classe média. Conforme o
Instituto Data Popular, as regiões que mais consumiram do total
verificado foram o Sudeste, com R$ 23 bilhões, seguido pelo Nordeste,
com R$ 10,3 bilhões. Os estados do Sudeste e do Nordeste também aparecem
na pesquisa como os que mais pretendem comprar no próximo ano. O estudo
mostra ainda que 19 milhões de brasileiros da classe média desejam
adquirir móveis neste ano.
Entre aqueles que já compraram móveis, 85% dizem optar por grandes
magazines. No momento da escolha do produto, 49% da classe média leva em
conta preço e qualidade, sendo que as formas de pagamento preferidas
são o cartão de crédito e o dinheiro. A renda também está diretamente
relacionada ao estilo de móvel que as pessoas mais desejam. Quanto menor
o salário, maior é a adesão ao estilo moderno. A partir dessa lógica,
Norte e Nordeste são as regiões que mais querem comprar artigos
contemporâneos.
A feira vem trabalhando com foco na nova classe média desde sua
edição passada, em 2012. Segundo o presidente do Sindmóveis, Henrique
Tecchio, as indústrias que também apostaram nesse novo mercado já estão
percebendo resultados. Em 2013, as empresas de móveis populares foram as
que mais cresceram no setor, enquanto que as fabricantes de planejados
enfrentaram dificuldades para não fechar o ano no vermelho. “A pesquisa
encomendada ao Instituto Data Popular serve como subsídio ao expositor,
fornecendo informações sobre o perfil de móvel preferido pelos
brasileiros. A feira, em março, deve pautar a oferta do varejo para o
ano”, aponta.
Móveis planejados em cores neutras são os preferidos
Apesar de considerar móveis coloridos mais bonitos, a decoração que
faz sucesso entre a classe média é aquela que envolve tons claros e
mobília moderna. Branco e outras cores neutras são as mais escolhidas,
especialmente por combinar com suas casas.
A cozinha e o quarto dos filhos aparecem como peças privilegiadas
para a compra de móveis planejados. Porém, na impossibilidade pagar por
esse tipo de mobília, a família de classe média opta pelos móveis
modulares. Além de encaixar nos ambientes, os modulares compõem o espaço
de maneira uniforme, semelhante ao planejado.
Desejo por reformar e decorar
A reforma e a decoração exercem papel importante na ideia de
construção de um “lar” para a nova classe média. Segundo o Data Popular,
55% das pessoas pretendem reformar sua casa nos próximos 12 meses.
Destas, 31% querem trocar a decoração da residência.
A modernização também é uma forma de tornar o imóvel mais agradável
para vizinhos e visitantes. Por isso, é recorrente o investimento em
acabamentos e objetos de decoração. Apesar de o quarto ser o cômodo em
que as pessoas passam mais tempo, a sala é prioridade na hora de
decorar. Entre os entrevistados pelo instituto, 43% diz investir na
sala, contra 37% no quarto.
Com informações do Sindmóveis
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