terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Movelsul traça perfil do novo consumidor de móveis

Movelsul traça perfil do novo consumidor de móveisO poder de compra da nova classe média será a aposta da Movelsul Brasil 2014, que acontece de 24 a 28 de março. A expectativa é que a maior feira de móveis e complementos da América Latina, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), gere negócios no valor de U$$ 300 milhões, em um período de 12 meses.

Em 2013, o gasto do brasileiro com mobiliário chegou a R$ 50 bilhões, sendo quase a metade, R$ 23 bilhões, somente da classe média. Conforme o Instituto Data Popular, as regiões que mais consumiram do total verificado foram o Sudeste, com R$ 23 bilhões, seguido pelo Nordeste, com R$ 10,3 bilhões. Os estados do Sudeste e do Nordeste também aparecem na pesquisa como os que mais pretendem comprar no próximo ano. O estudo mostra ainda que 19 milhões de brasileiros da classe média desejam adquirir móveis neste ano.

Entre aqueles que já compraram móveis, 85% dizem optar por grandes magazines. No momento da escolha do produto, 49% da classe média leva em conta preço e qualidade, sendo que as formas de pagamento preferidas são o cartão de crédito e o dinheiro. A renda também está diretamente relacionada ao estilo de móvel que as pessoas mais desejam. Quanto menor o salário, maior é a adesão ao estilo moderno. A partir dessa lógica, Norte e Nordeste são as regiões que mais querem comprar artigos contemporâneos.

A feira vem trabalhando com foco na nova classe média desde sua edição passada, em 2012. Segundo o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, as indústrias que também apostaram nesse novo mercado já estão percebendo resultados. Em 2013, as empresas de móveis populares foram as que mais cresceram no setor, enquanto que as fabricantes de planejados enfrentaram dificuldades para não fechar o ano no vermelho. “A pesquisa encomendada ao Instituto Data Popular serve como subsídio ao expositor, fornecendo informações sobre o perfil de móvel preferido pelos brasileiros. A feira, em março, deve pautar a oferta do varejo para o ano”, aponta.

Móveis planejados em cores neutras são os preferidos

Apesar de considerar móveis coloridos mais bonitos, a decoração que faz sucesso entre a classe média é aquela que envolve tons claros e mobília moderna. Branco e outras cores neutras são as mais escolhidas, especialmente por combinar com suas casas.

A cozinha e o quarto dos filhos aparecem como peças privilegiadas para a compra de móveis planejados. Porém, na impossibilidade pagar por esse tipo de mobília, a família de classe média opta pelos móveis modulares. Além de encaixar nos ambientes, os modulares compõem o espaço de maneira uniforme, semelhante ao planejado.

Desejo por reformar e decorar

A reforma e a decoração exercem papel importante na ideia de construção de um “lar” para a nova classe média. Segundo o Data Popular, 55% das pessoas pretendem reformar sua casa nos próximos 12 meses. Destas, 31% querem trocar a decoração da residência.

A modernização também é uma forma de tornar o imóvel mais agradável para vizinhos e visitantes. Por isso, é recorrente o investimento em acabamentos e objetos de decoração. Apesar de o quarto ser o cômodo em que as pessoas passam mais tempo, a sala é prioridade na hora de decorar. Entre os entrevistados pelo instituto, 43% diz investir na sala, contra 37% no quarto.

Com informações do Sindmóveis

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