sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Faixa seletiva: Comerciantes do centro entregam ao prefeito abaixo assinado contra retirada de estacionamentos no centro

A implantação de uma faixa seletiva para o transporte de passageiros foi discutida nesta quinta-feira, dia 20, durante reunião entre o prefeito Guilherme Pasin e comerciantes da área Central
 
Os comerciantes se posicionam contra o projeto e entregaram ao prefeito um abaixo-assinado com  200 assinaturas. O mesmo documento foi entregue nesta semana ao Legislativo. A principal crítica à proposta seria a relocação de aproximadamente 150 vagas de estacionamento, o que, segundo os comerciantes, prejudicaria o comércio, pois reduziria o número de clientes nos estabelecimentos. O prefeito disse que irá ponderar algumas colocações dos comerciantes, mas defende a proposta que deverá ser implantada como teste a partir de março.
 
O prefeito destaca que é preciso uma mudança cultural para que as pessoas priorizem o transporte coletivo, seja por meio de ônibus ou taxis, que deve ter agilidade, qualidade e conforto.
 
A proposta de implantação da faixa seletiva foi aprovada dentro do Conselho Municipal de Trânsito. A alternativa busca solucionar alguns problemas de mobilidade no município.
 
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, afirma que, além da melhoria do transporte coletivo, a implantação da faixa seletiva deverá melhora também o tráfego de automóveis nas ruas centrais. Segundo o secretário, esta ação faz parte de um projeto global de mobilidade urbana no município.
 
Para a implantação do período de teste, a partir de março, é necessária retirada de estacionamentos do lado direito da rua Barão do Rio Branco, dando prioridade ao transporte público coletivo de ônibus e táxis. Algumas vagas, conforme o secretário Moro, seriam relocadas para o lado esquerdo daquela via e outras nas proximidades. Caso o teste mostre resultados positivos, a faixa seletiva deve ser ampliada para as ruas Saldanha Marinho, Júlio de Castilhos, Guilherme Fasolo e Avenida Osvaldo Aranha.            
 
Representando os comerciantes, o empresário Manoel Aguiar Nobre, conhecido como Ceará, avalia positivamente o encontro com o prefeito e espera que o assunto seja reavaliado.
 
Para o empresário, o projeto trará pouco benefício se comparado com os prejuízos estimados pela categoria.
 
Ele destaca, ainda, que as pessoas não irão perder o habito de sair com seus automóveis para andar de ônibus, descartando a mudança cultural que a proposta pretende iniciar.
 
A escolha das vias levou em conta critérios como o índice médio de ônibus coletivos/hora, a topografia, a largura das vias, quantidade de passageiros beneficiados, e pontos com maior índice de conflito e atraso do transporte coletivo. Nos horários de pico, a faixa seria destinada à circulação de ônibus e táxis, permitindo-se o acesso dos demais veículos à direita em situações de garagens, cruzamentos de vias, dentro do consenso de educação dos condutores dos veículos e coletivos. Fora dos horários de maior transito de veículos, o espaço também poderá ser utilizado pelo comércio para carga e descarga de mercadorias.             
 
Sem perdas de estacionamento    
        
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana defende que não haverá perda de estacionamentos na Rua Barão do Rio Branco. "Das 24 vagas de estacionamentos da "área azul" que serão retiradas no lado direito da via, 18 já foram compensadas em outros pontos nas mesmas quadras à esquerda, onde não havia previsão de vagas. Outras seis vagas também serão implantadas nas mesmas quadras", salienta Moro.            
 
Incentivo fiscal    
                 
O prefeito comentou ainda que nos próximos dias o Executivo encaminhará à Câmara de Vereadores projeto que prevê a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para edifícios com mais de 300 vagas rotativas de estacionamento A proposta é isentar a cobrança do imposto pelo período de cinco anos para este tipo de empreendimento. "É uma forma de incentivar a construção de edifícios-garagem no município, o que aumenta o número de estacionamentos rotativos pago sem restringir a circulação de veículos", comenta Pasin.             
 
Pesquisa com usuários     
        
No início de fevereiro a administração municipal realizou uma pesquisa com cerca de 302 usuários do transporte coletivo nos terminais da rua Barão do Rio Branco e da rua Julio de Castilhos. A maioria foi favorável à proposta: 89% na Barão do Rio Branco e 95% na Julio de Castilhos. A principal justificativa seria a agilidade no transporte, facilidade para embarque e pontualidade.          
 
Em contrapartida, se busca que seja qualificado o Modal de transporte coletivo por ônibus, com cumprimento de horários, menor tempo do passageiro no ônibus, conforto dos passageiros, acessibilidade e confiabilidade dos usuário aos horários e locais de paradas de ônibus.  
 
 
Fonte e foto: Rádio Difusora - Tomaz Graciliano,
com informações da Assessoria da Prefeitura BG

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