A
implantação de uma faixa seletiva para o transporte de passageiros foi
discutida nesta quinta-feira, dia 20, durante reunião entre o prefeito
Guilherme Pasin e comerciantes da área Central
Os comerciantes se posicionam contra o
projeto e entregaram ao prefeito um abaixo-assinado com 200
assinaturas. O mesmo documento foi entregue nesta semana ao Legislativo.
A principal crítica à proposta seria a relocação de aproximadamente 150
vagas de estacionamento, o que, segundo os comerciantes, prejudicaria o
comércio, pois reduziria o número de clientes nos estabelecimentos. O
prefeito disse que irá ponderar algumas colocações dos comerciantes, mas
defende a proposta que deverá ser implantada como teste a partir de
março.
O prefeito destaca que é preciso uma
mudança cultural para que as pessoas priorizem o transporte coletivo,
seja por meio de ônibus ou taxis, que deve ter agilidade, qualidade e
conforto.
A proposta de implantação da faixa
seletiva foi aprovada dentro do Conselho Municipal de Trânsito. A
alternativa busca solucionar alguns problemas de mobilidade no
município.
O secretário de Gestão Integrada e
Mobilidade Urbana, Mauro Moro, afirma que, além da melhoria do
transporte coletivo, a implantação da faixa seletiva deverá melhora
também o tráfego de automóveis nas ruas centrais. Segundo o secretário,
esta ação faz parte de um projeto global de mobilidade urbana no
município.
Para a implantação do período de teste, a
partir de março, é necessária retirada de estacionamentos do lado
direito da rua Barão do Rio Branco, dando prioridade ao transporte
público coletivo de ônibus e táxis. Algumas vagas, conforme o secretário
Moro, seriam relocadas para o lado esquerdo daquela via e outras nas
proximidades. Caso o teste mostre resultados positivos, a faixa seletiva
deve ser ampliada para as ruas Saldanha Marinho, Júlio de Castilhos,
Guilherme Fasolo e Avenida Osvaldo Aranha.
Representando os comerciantes, o
empresário Manoel Aguiar Nobre, conhecido como Ceará, avalia
positivamente o encontro com o prefeito e espera que o assunto seja
reavaliado.
Para o empresário, o projeto trará pouco benefício se comparado com os prejuízos estimados pela categoria.
Ele destaca, ainda, que as pessoas não
irão perder o habito de sair com seus automóveis para andar de ônibus,
descartando a mudança cultural que a proposta pretende iniciar.
A escolha das vias levou em conta
critérios como o índice médio de ônibus coletivos/hora, a topografia, a
largura das vias, quantidade de passageiros beneficiados, e pontos com
maior índice de conflito e atraso do transporte coletivo. Nos horários
de pico, a faixa seria destinada à circulação de ônibus e táxis,
permitindo-se o acesso dos demais veículos à direita em situações de
garagens, cruzamentos de vias, dentro do consenso de educação dos
condutores dos veículos e coletivos. Fora dos horários de maior transito
de veículos, o espaço também poderá ser utilizado pelo comércio para
carga e descarga de mercadorias.
Sem perdas de estacionamento
O secretário de Gestão Integrada e
Mobilidade Urbana defende que não haverá perda de estacionamentos na Rua
Barão do Rio Branco. "Das 24 vagas de estacionamentos da "área azul"
que serão retiradas no lado direito da via, 18 já foram compensadas em
outros pontos nas mesmas quadras à esquerda, onde não havia previsão de
vagas. Outras seis vagas também serão implantadas nas mesmas quadras",
salienta Moro.
Incentivo fiscal
O prefeito comentou ainda que nos
próximos dias o Executivo encaminhará à Câmara de Vereadores projeto que
prevê a isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para
edifícios com mais de 300 vagas rotativas de estacionamento A proposta é
isentar a cobrança do imposto pelo período de cinco anos para este tipo
de empreendimento. "É uma forma de incentivar a construção de
edifícios-garagem no município, o que aumenta o número de
estacionamentos rotativos pago sem restringir a circulação de veículos",
comenta Pasin.
Pesquisa com usuários
No início de fevereiro a administração
municipal realizou uma pesquisa com cerca de 302 usuários do transporte
coletivo nos terminais da rua Barão do Rio Branco e da rua Julio de
Castilhos. A maioria foi favorável à proposta: 89% na Barão do Rio
Branco e 95% na Julio de Castilhos. A principal justificativa seria a
agilidade no transporte, facilidade para embarque e pontualidade.
Em contrapartida, se busca que seja
qualificado o Modal de transporte coletivo por ônibus, com cumprimento
de horários, menor tempo do passageiro no ônibus, conforto dos
passageiros, acessibilidade e confiabilidade dos usuário aos horários e
locais de paradas de ônibus.
Fonte e foto: Rádio Difusora - Tomaz Graciliano,
com informações da Assessoria da Prefeitura BG
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