A participação social na formulação, implementação, monitoramento e
avaliação das políticas públicas vem sendo fortalecida na administração
do prefeito Guilherme Pasin. São diversas as formas e instrumentos
adotados para fortalecer e apoiar a participação popular. Uma gestão
compartilhada, em que todos os agentes envolvidos participam no
processo.
Nesta segunda-feira (24), o prefeito, conversou com os usuários do
transporte coletivo urbano acerca do projeto que prevê a instalação da
faixa seletiva para o transporte coletivo de passageiros em algumas ruas
da cidade. O prefeito esteve no terminal de ônibus localizado junto a
Praça Centenário, junto com o secretário de Gestão Integrada e
Mobilidade Urbana, Mauro Moro e do secretário adjunto, Vanderlei
Mesquita. Por quase uma hora, o Pasin ouviu as considerações, sugestões e
até reclamações sobre o sistema.
No início do mês a prefeitura realizou uma enquête com os usuários de ônibus da cidade, quando ouviu 300 pessoas. As entrevistas foram realizadas no terminal de ônibus localizado junto à Praça Centenário e no ponto de ônibus localizado na Rua Júlio de Castilhos, no centro, nos horários entre 11h30min e 13h e 17h e 18h30min. Das 150 pessoas que foram questionadas no terminal de ônibus da Praça Centenário 89% se declararam a favor da instalação da faixa seletiva e 11% contra. Entre aqueles que foram entrevistados no ponto de ônibus localizado na Rua Júlio de Castilhos, 95% se declararam a favor e 5% contra.
Para o prefeito, o entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, isto é,do trabalho associado de pessoas analisando, sugerindo, decidindo sobre algo que represente o interesse da maioria. "Nosso governo sempre agiu orientado por uma vontade coletiva, por isso, estamos aqui também para ouvir os usuários que são parte importante neste processo", salienta Pasin.
O secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, responsável pela implantação do projeto diz que é preciso estabelecer prioridades "Na busca por alternativas ao trânsito é natural que o gestor público busque privilegiar aqueles que mais transportam, adotando soluções simples, baratas e viáveis, é o que pretendemos fazer", destaca Mauro Moro.
O que é Faixa Seletiva
No início do mês a prefeitura realizou uma enquête com os usuários de ônibus da cidade, quando ouviu 300 pessoas. As entrevistas foram realizadas no terminal de ônibus localizado junto à Praça Centenário e no ponto de ônibus localizado na Rua Júlio de Castilhos, no centro, nos horários entre 11h30min e 13h e 17h e 18h30min. Das 150 pessoas que foram questionadas no terminal de ônibus da Praça Centenário 89% se declararam a favor da instalação da faixa seletiva e 11% contra. Entre aqueles que foram entrevistados no ponto de ônibus localizado na Rua Júlio de Castilhos, 95% se declararam a favor e 5% contra.
Para o prefeito, o entendimento do conceito de gestão já pressupõe, em si, a idéia de participação, isto é,do trabalho associado de pessoas analisando, sugerindo, decidindo sobre algo que represente o interesse da maioria. "Nosso governo sempre agiu orientado por uma vontade coletiva, por isso, estamos aqui também para ouvir os usuários que são parte importante neste processo", salienta Pasin.
O secretário municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, responsável pela implantação do projeto diz que é preciso estabelecer prioridades "Na busca por alternativas ao trânsito é natural que o gestor público busque privilegiar aqueles que mais transportam, adotando soluções simples, baratas e viáveis, é o que pretendemos fazer", destaca Mauro Moro.
O que é Faixa Seletiva
É a delimitação de um espaço viário dedicado à circulação veículos indicando a prioridade do transporte público de passageiros; A Faixa Seletiva fica localizada no lado direito da via. Em Bento Gonçalves a prefeitura pretende permitir também que os táxis possam circular pela faixa. Os veículos de passeio estão autorizados a utilizar as faixas seletivas de trânsito fora dos horários destinados aos ônibus. Os horários de utilização exclusiva para veículos de transporte coletivo de passageiros serão definidos levando-se em cota os períodos críticos e de maior circulação.
Objetivos:
- Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo de passageiros, inclusive táxis;
- Aumentar a velocidade operacional dos ônibus;
- Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo;
- Impactar positivamente nos deslocamentos individuais;
- Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus e táxis;
- Aumentar a produtividade do transporte público sobre pneus;
- Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária;
- Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional
Vantagens
- Implantação em curto prazo;
- Não há necessidade de desapropriações;
- Baixo custo de implantação;
- Utilização dos ônibus já em operação na cidade;
- Fácil associação do projeto com a área urbana do entorno;
- Redução do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes;
- Redução no tempo de viagem;
- Impacto positivo na mobilidade da cidade
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