segunda-feira, 21 de abril de 2014

Uma semana para doar livros, formar leitores e promover cidadania em Bento

Todo dia é dia de ler. E de doar livros. É com este apelo que o Planeta H aposta no espírito de cidadania da comunidade de Bento Gonçalves para levar a cinco entidades beneficentes do município obras que possam equipar os pontos de leitura criados nas instituições para formar novos leitores. Lar do Ancião, Associação Gota D’Água, AIDD, Abraçaí e Círculo Operário Bento-Gonçalvense são as contempladas. Cada dia da semana será destinado a uma das entidades, com uma programação que prevê, ainda, visitas e apresentações artísticas. A ação não está atrelada a compra.
 
Além de arrecadar livros para abastecer os pontos de leitura, a ação também pretende evidenciar o trabalho dessas entidades, sua clientela, dificuldades e formas que a comunidade pode ajudar. Solidário à iniciativa, o Colégio Sagrado também participa da promoção como apoiador, levando a informação para toda sua comunidade escolar e, com isso, estimulando alunos, pais e professores a fazerem suas doações.
 
A programação inicia na terça-feira, 22 de abril, com a arrecadação de livros para o Lar do Ancião. No dia 23, quarta-feira, os livros serão destinados para a Associação Gota D’Água. Neste dia, também haverá uma atividade proporcionada pelo Círculo Operário Bento-Gonçalvense, por meio do Projeto Educação e Transformação, com uma sessão de contação de histórias para crianças, a partir das 15h na Hering Store. Já na quinta será a vez de contemplar a Associação Integrada ao Desenvolvimento do Down (AIDD). Numa ação de inclusão social, a entidade levará um grupo de portadores da síndrome de down para visitar a loja, onde serão recepcionados com lanche.
 
Na sexta-feira, 25, será a vez da Abraçaí, que presenteará a comunidade com uma apresentação em frente a Hering Store, às 16h, da Orquestra de Violões e do Coro Abraçaí Canta, com a presença de 14 meninos que frequentam a instituição. A ação encerra no sábado, 26, quando será a vez do Círculo Operário Bento-Gonçalvense receber os livros.
 
Criado no ano passado pela Hering Store de Bento Gonçalves, o Planeta H é um projeto desenvolvido, especialmente, para realizar ações sociais e ambientais. De lá para cá, ele já colocou em prática muitas atividades envolvendo a comunidade em torno de temas de conscientização como os cuidados na prevenção do câncer de mama, separação do lixo, coleta seletiva, economia de energia, coleta de lixo eletrônico, cuidados com a água, entre outros.
 
AS ENTIDADES
 
Lar do Ancião - O Lar do Ancião abriga 60 idosos, oferecendo moradia, alimentação, conforto, segurança e bem estar. Sua clientela é constituída, basicamente, por idosos sem um lugar para morar, por pessoas viúvas, com ou sem filhos e pessoas solteiras com parentes distantes ou
até mesmo sem laços familiares. A entidade conta com o apoio de pessoas para recreação dos residentes, que fazem trabalhos de artesanato, costuram as roupas dos vovôs, fazem visitas nos finais de semana e feriados, nos domingos fazem liturgia na capela, jogam bingo, cartas e conversam. Agora, com o ponto de leitura, os residentes ganham mais um atrativo. Para contribuir com a doação de produtos ou com dinheiro acesse www.lardoanciaobg.com.br.
 
Os residentes recebem serviços de fisioterapia à tarde 4 vezes por semana, acompanhamento nutricional e contam com um professor de educação física para fazer exercícios nas segundas pela manhã. Voluntariamente, a casa possui dois médicos, um dentista, uma psicóloga, além de outras parcerias. Também conta com atendimento de enfermagem 24hs. São servidas em torno de seis refeições diárias. As roupas são lavadas, secadas e dobradas pela equipe da lavanderia. Atualmente, o Lar do Ancião conta com uma equipe de 24 funcionários, sendo 13 funcionários de enfermagem, dois na administração, quatro na cozinha, dois na lavanderia, dois na limpeza e um motorista.
 
Alameda Anna Tedesco Variani, 100 - Bairro Pradel | 3451.3444
Pode contribuir pelo site www.lardoanciaobg.com.br
 
Associação Gota D’Água - A entidade se mantém com o auxílio e doações de amigos da comunidade, eventos organizados, participações em programas beneficentes, e através dos projetos apresentados em editais de ordem pública e privada, entre outros. O trabalho proposto pela associação é de prestar atendimentos clínicos (fonoaudióloga, psicóloga e fisioterapeuta) e pedagógicos, para as crianças e jovens autistas do município, bem como assistência e orientação aos pais e familiares associados. Atualmente são atendidos 44 jovens portadores de Transtornos Invasivos de Desenvolvimento – Autismo, com idades entre 2 e 40 anos. Os atendimentos são oferecidos na sede, nos turnos de manhã e tarde de 2ª a 6ª feira. O autismo é uma síndrome que ao se manifestar compromete as áreas da comunicação, imaginação e de interação social, afetando assim a base do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Porém, se o autista tiver atendimento e acompanhamento adequado, poderá levar uma vida “quase” normal. As principais características do autismo são: distúrbios no ritmo do desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e linguísticas; reações anormais às sensações da visão, da audição, do tato, do olfato, da gustação, da dor, do equilíbrio e na maneira de manter o corpo; relacionamento anormal com objetos, eventos e pessoas; preferência pela solidão e movimentos estereotipados. A entidade recebe todo tipo de doação.
Rua Olinto de Freitas, s/n - Bairro Planalto | 3453.2581
associacaogotadaugua@yahoo.com.br
 
Associação Integrada ao Desenvolvimento do Down (AIDD) - A AIDD é uma sociedade civil, de caráter informativo, educativo e cultural sem fins lucrativos. Se destina a congregar as pessoas com down, seus pais, familiares, amigos, profissionais e sociedade em geral.
 
Objetivo da AIDD: Promover o desenvolvimento integral da pessoa com down nos aspectos físico, intelectual, afetivo e ético, buscando sua inclusão na sociedade.
 
Síndrome de Down: É uma alteração genética, que ocorre na formação do bebê. Qualquer pessoa está sujeita a ter um filho com síndrome de down, independente de raça ou de condição sócio-econômica. A síndrome de down não é uma doença e também não é contagiosa. “O problema não é como eu me pareço, mas como você me olha”.
Rua Saldanha Marinho, 570 Sala 603 | 3055.2909
contato@aidd.org.br
 
Associação Bentogonçalvense de Convivência e Apoio à Infância e Juventude (Abraçaí) - A Abraçaí atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, que frequentam as escolas parceiras situadas no entorno da entidade, cujos pais estejam trabalhando durante o dia. Atualmente, a instituição atende 120 educandos em turno inverso ao da escola, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente. O modelo de gestão atua no fortalecimento da família, escola e entidade, como forma de transformação social. Desde 2009, a Abraçaí funciona como uma franquia do Programa Florescer, do Instituto Elisabetha Randon, Pró Educação e Cultura de Caxias do Sul.
 
A entidade disponibiliza atividades para voluntários nas áreas de serviços gerais, organização da biblioteca, instrutora de preparação de alimentos para cozinheiras serem capacitadas, nutricionista e psicóloga. A musicalização compõe uma das atividades desenvolvidas na Abraçaí. A Orquestra de Violões e o Coro Abraçaí Canta auxiliam os beneficiários no despertar das emoções, favorecendo o trabalho em grupo, a comunicação e a cooperação, além de ainda promover o acesso à cultura e à inclusão social.
Rua Dom Antônio Zattera, 389 | 3453.3355
abracai@terra.com.br
 
Círculo Operário Bento-Gonçalvense - O Círculo Operário Bento-Gonçalvense é uma organização privada, autônoma, sem fins lucrativos, voltada ao atendimento de propósitos públicos, que colabora com o bem comum e com o desenvolvimento social e sustentável, além de contribuir no processo de transformação social, através da conquista e manutenção da qualidade de vida da comunidade local. Seus associados dispõem de atendimento médico, odontológico, jurídico e humanitário, além de poder usufruir de serviços em clínicas e laboratórios. A organização oferece, ainda, projetos de geração de renda como o curso de corte e costura, além de programas de benefícios e convênios para pequenas empresas. Para estudantes de 8 a 17 anos, o Círculo oferece oficinas de informática, leitura, reforço escolar, artes, música e teatro, realizados no contra turno escolar. A entidade também dispõe de uma biblioteca aberta à comunidade. Todo associado contribuinte e seus dependentes com até 18 anos podem usufruir do programa de benefícios da organização, disponível também para aposentados e pensionistas.
Rua General Gomes Carneiro, 232 | 2102.5600
cobg@circulobg.com.br 
 
Fonte: Conceitocom Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário