quarta-feira, 30 de abril de 2014

Caso Fiorino: Polícia indicia policiais militares e motorista

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (30), na 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves (2ª DP), o delegado titular Álvaro Becker, confirmou que está remetendo a justiça a finalização do inquérito policial, pedindo o indiciamento de Tiago Sarmento de Paula, 18 anos, motorista da Fiorino, e dos soldados Edegar Júnior Oliveira Rodrigues, 29, e Neilor dos Santos Lopes, 23. 
 
“As vitimas foram atingidas por projeteis calibre 40 e balins de espingarda, não tem como não haver o direcionamento para ação dos PMs. Se fizeram ou não a parte legal. Entendo que até o momento que houve o pseudoconfronto, estava tudo dentro dos conformes. No momento em que houve o confronto, houve um exagero, que reforçou a tese de dolo eventual”, justificou Becker, sobre o pedido de indiciamento dos Policiais.
 
Álvaro explicou ainda que está indiciando o condutor da Fiorino, “por assumir o risco no momento que não parou”. Conforme ainda mencionou Becker, a cena do crime também foi alterada.
 
“Houve o momento que alguém mexeu nos corpos. Não sei se foi o motorista ou se mais gente. Além da possibilidade de mexer os corpos, que foi confirmado pelo enfermeiro do Samu, que houve mexida nos corpos para verificar o óbito e tiraram um capacete da Fiorino”, disse.
 
A perícia encontrou dois capacetes e uma caixa fora da Fiorino. “Alguém mais alterou a cena do crime, isso resulta num prejuízo final das investigações. Se todo mundo tivesse mantido a distância do local, seria outro desenrolar da situação”, afirmou Becker.
 
Além da perícia ter encontrado os corpos de Ânderson Styburski, 16 anos e Danúbio Cruz da Costa, 20 anos, que estavam na traseira da Fiorino, foram localizados objetos e um revólver. “O revólver nos deu e está nos dando dor de cabeça”, resumiu Álvaro.
 
De acordo com informações divulgadas ainda na entrevista do delegado, em um primeiro momento foi verificado registro da arma em Santa Cruz do Sul. Foi contatado o responsável, que comunicou a venda em 2003. Se chegou a outra pessoa na cidade de Portão, além da identificação de outros compradores. “Encaminhados para a Polícia Federal se havia o registro da arma em outro Estado e para a nossa surpresa, estava registrada em Santa Catarina, mas o proprietário já havia falecido”, comentou.
 
“A arma que vocês viram naquele dia, também está apreendida na perícia. Como se tivesse um irmão gêmeo e no momento da partilha foi descoberto, impossível, mas aconteceu”, ou seja, o delegado confirmou que há duas armas com o mesmo registro. O curioso é que a arma encontrada no local do crime não há qualquer registro de furto, roubo e extravio. Até a fábrica foi contatada pela Polícia em busca de novas informações. Um exame papiloscópio da arma apresentou resultado negativo, mas o residuográfico se confirmar a presença de resíduos de pólvora, poderá ainda confirmar um possível confronto.
 
“Estamos ainda verificando algumas perícias que estão sendo realizadas pelo IGP, mas que não vão alterar este inquérito, estas informações vão só reforçar a tese que a gente fez para indiciar os participantes deste inquérito”, relatou o delegado.
 
Becker finalizou dizendo que “espero que a justiça seja feito e que o caso seja levado a júri”.
 
Relembre o caso aqui
  
Fonte: Felipe Machado - Central de Jornalismo da Difusora, com informações e fotos dos repórteres Antônio Sérgio de Oliveira e Tomaz Graciliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário