Nos próximos meses, outras mudanças estão previstas em pelo menos sete bairros,
segundo a prefeitura
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT),
Clóvis Bedina, a tentativa de manter as vagas de estacionamento,
especialmente nas proximidades de estabelecimentos comerciais, foi uma
prioridade. “Conforme dados do Detran, em junho deste ano tínhamos mais
de 74 mil veículos registrados na cidade. Somando a isso uma média
diária de outros oito mil circulando pelo município, temos um trânsito
muito intenso. Em um artigo, li que 74% do tempo os automóveis
permanecem parados. Por isso, temos que nos preocupar também com o local
onde eles irão estacionar”, argumenta.
As modificações já efetuadas foram propostas por moradores através do
canal Fala Cidadão da prefeitura e por ofícios encaminhados ao DMT por
entidades e associações de bairros. “O estudo de cada solicitação é
feito junto com a engenharia e outros setores, para averiguar a
viabilidade. Procuramos sempre o equilíbrio entre a opção e a satisfação
dos moradores e comerciantes do local. Sabemos que por vezes não
agradamos a todos, mas são alterações necessárias para trazer mais
segurança”, conta Bedina.
Nos próximos meses, outras vias devem ser alteradas nos bairros
Botafogo, Santa Marta, Santa Helena, Borgo, Progresso, São Roque e Ouro
Verde. As propostas dizem respeito à nova pavimentação com pedras e
asfalto, melhorias no sistema de transporte coletivo, construção de vias
estruturantes para ligação de bairros, implantação de corredor
exclusivo para ônibus, construção de passarelas em pontos específicos e a
criação de um corredor SOS, que ligaria a Unidade de Pronto Atendimento
(UPA), no bairro Botafogo, ao Hospital Tacchini. O diretor prefere não
enumerá-las separadamente para evitar expectativas caso algum dos
projetos não tenha prosseguimento.
Mudanças já efetuadas
Travessa Antônio Ducati (bairro São Bento)
A primeira modificação foi realizada na segunda quinzena de junho. A
travessa Antônio Ducati, no bairro São Bento, passou a ser mão única em
direção à rua 13 de Maio. Conforme o diretor do DMT, Clóvis Bedina, a
modificação foi necessária em função do aclive acentuado da via e para
tentar diminuir o número de acidentes registrado no local. “Quando há
veículos estacionados nos dois lados da rua, não há espaço suficiente
para o trânsito nos dois sentidos. Em vez de retirar o estacionamento,
por ser uma área com elevado número de estabelecimentos comerciais,
optamos por bloquear um dos sentidos”, explica.
Travessa Itororó (bairro Maria Goretti)
Desde o começo desta semana, parte da travessa Itororó passou a ter
mão única. O acesso ao local, que costumava acontecer pela rua Guilherme
Fasolo, foi bloqueado. A justificativa para a alteração é a largura
reduzida da via, o que impossibilitava a passagem de dois veículos
simultaneamente. Segundo Bedina, o bloqueio também visa desafogar a
Guilherme Fasolo já que muitos condutores paravam na rua aguardando o
acesso à travessa. Quem quiser ir em direção ao bairro Cidade Alta
deverá realizar o retorno junto a rotatória instalada em frente à
empresa Fasolo.
Rua Avaí e Travessa Ceará (bairro Maria Goretti - foto)
Outras duas alterações no trânsito também foram realizadas na rua
Avaí e na travessa Ceará. A travessa Ceará não poderá mais ser acessada
pela rua Avaí, somente pela rua General Gomes Carneiro, tornando-se
assim uma via de mão única. Já a Avaí teve parte do estacionamento
retirado no trecho entre a rua Humaitá e a travessa Ceará. O acesso pela
Gomes Carneiro também está bloqueado. Segundo o DMT, o local está
devidamente sinalizado e foi feita uma conscientização junto aos
moradores dos arredores através da distribuição de folderes. O motivo da
mudança é, assim como em ouros bairros, a largura insuficiente da rua e
a necessidade de manter o máximo possível as vagas de estacionamento.
Fonte: Jornal SerraNossa
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