sexta-feira, 19 de julho de 2013

Seminário Internacional de Educação reúne mais de 12 mil professores

Secretário de Educação agradeceu o empenho de todas as CREs para a realização do evento

Ontem á noite(18) junto ao Auditório do Blobo B da UCS aconteceu a abertura solene do Seminário Internacional de Educação promovido pela Secretaria de Educação do Estado fazendo parte da semana de formação que acontece em todo a rede pública estadual. 

De forma inédita é realizado um evento desta magnitude com 54 pólos de vídeo-conferência e mais de 12 mil professores participando, em parceria com as mais diferentes Universidades e Faculdades no estado. Na região da 16ª CRE estão acontecendo as vídeo conferências em dois pólos Bento Gonçalves e Nova Prata em parceria com a UCS.

O Coordenador da 16ª CRE abriu os trabalhos afirmando que este é um momento importante “precioso para fazer uma refelxão sobre a educação” apresentando a mediadora da conferência de abertura professora Maria Cristina Filipon da UCS. Ceccagnho destacou que durante esta semana de formação mais de 20 mil professores puderem se qualificar ainda mais.” 

O estado investiu mais de 7 milhões para este projeto demostrando sua crença na formação continuada como um dos pressupostos para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública”. Os trabalhos iniciaram com a transmissão ao vivo da solenidade realizada em Porto Alegre no anfiteatro da UFRGS com os pronunciamentos das autoridades estaduais. O Secretário Estadual de Educação José Clóvis de Azevedo afirmou que o Seminário é um encontro de aprofundamento teórico e continuidade de um grupo de pensadores onde a Educação para todos não significa escola para todos, e sim, aprendizagem para todos. 

 “Continuamos sonhando com uma escola pública onde a escola seja um espaço de criatividade, de acolhida como sujeito da civilização e não de exclusão. Buscamos e precisamos de uma Educação para Todos de fato”, destacou.

Secretário de Educação agradeceu o empenho de todas as CREs para a realização do evento.

A abertura solene ainda contou com a apresentação da Orquestra Villa Lobos, da Escola Municipal de Porto Alegre Heitor Villa Lobos sob a regência da professora Cecília Silveira. A atividade seguiu com a palestra do pesquisador e professor norte-americano Michael Apple, da Universidade de Wisconsin-Madison com o tema. Pensamentos para uma nova prática social e cidadã.

Orquestra Vila Lobos encantou e emocionou participantes do evento. No pólo Bento Gonçalves 180 professores estão participando das Video Conferências e no Pólo Nova Prata 60.

Depoimentos:

Para a professora do 5ª ano da Escola José Pansera Iara da Costa Strapazzon “este é um momento muito importante, pois o professor tem que estar sempre em busca de inovação,”não adianta reclamar só do aluno o professor tem que se permitir novas mudanças”.

A professora do Colégio Mestre Santa Bárbara Rosane Ferronato diz que “momentos como este são fundamentais, podemos ver novas formas de fazer a educação, mais conhecimentos para nos apropriarmos no nosso dia a dia”.

Ildo Réus Pellicioli Filho que é professor do Colégio Dona Isabel e Egídio Fabris diz que o evento em primeiro lugar é para a formação do educador,proporcionando contato com novas idéias que dizem respeito a educação,”também é um momento de interação com os demais colegas”.

Na manhã de hoje o Seminário segue com a painel Avaliação: controvérsias, perspectivas e impactos no trabalho social docente com os debatedores: Maria Tereza Esteban(Brasil/México)Gustavo Fischman (Argentina) e Jorge Manuel de Almeida Castro (Portugal).

As questões e debate serão mediadas no pólo Bento Gonçalves pela professora da UCS Sílvia Hauser Farina e a professora responsável da16ª CRE é Isabel Lazzari.

Semana para qualificar ainda mais a educação

Investimentos ultrapassam 7 milhões

Desde o início da semana (15) até hoje (19) culminado com o Seminário Internacional “Concepções e Sentidos da Educação: pensamentos para uma nova prática social cidadã”, promovido pela SEDUC, setenta e sete(77) escolas estaduais atingindo 1836 professores da 16ª CRE estão realizando atividades de formação continuada.

Autonomia

As escolas tiveram autonomia financeira que variou de R$1.000,00 á R$8.000,00 e os projetos foram analisados e aprovados pelo setor pedagógico da 16ª CRE. As escolas puderam ainda optar em realizar a formação em conjunto com outras escolas ou de forma individual.

Fonte: Fonte: 16ª CRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário