sábado, 28 de dezembro de 2013

Prefeitura sugere novo local para Feira Ecológica

O ano de 2013 termina com uma boa notícia para os agricultores que participam da Feira Ecológica em Bento Gonçalves. Desde que a Prefeitura precisou mudar o local da Feira, na Rua Marechal Floriano, para não trancar o trânsito na principal via do Centro, a administração municipal vem trabalhando para ampliar a oferta de produtos e a adesão de produtores. No mês de abril a Feira Ecológica passou a ser realizada junto à Praça Centenário, a poucos metros do local anterior. No entanto o local não agradou os feirantes e as vendas diminuíram. Desde então, a pedido do prefeito Guilherme Pasin a Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com a de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana vem trabalhando na busca de alternativas para que a feira receba cada vez mais consumidores.
 
Na tarde desta quinta-feira, dia 26, durante reunião na Prefeitura, o prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do vice-prefeito Mario Gabardo, apresentou aos produtores um novo local para a Feira. A sugestão do prefeito é a parte interna da praça Walter Galassi, localizada na Rua Marechal Floriano, no centro da cidade, quase no mesmo local onde tradicionalmente era realizada. "Desde o início a mudança foi motivada única e exclusivamente pela questão do trânsito. Acredito que no momento é possível adequar a feira ao espaço da praça. Por isso estamos propondo este lugar", destaca Pasin. O prefeito obteve a garantia dos produtores de que os caminhões e veículos de carga irão respeitar os estacionamentos existentes nas proximidades e a rotatividade imposta pela Zona Azul.            

De acordo com vereador presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores, Ênio de Paris, que participou da reunião, o local foi definido após análise das opções existentes na área central da cidade que pudessem receber os feirantes sem que para isso fosse necessário interromper o fluxo de veículos. O secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Thompsson Didoné, explica que a Prefeitura sempre esteve ao lado dos produtores buscando alternativas para melhorar. "Nossa preocupação sempre foi de incentivar a produção orgânica no município, oferecendo com isso alimentos de qualidade para mais pessoas", pondera.            

Para os feirantes que participaram da reunião, a sugestão deste novo local foi bem aceita. Alguns comentaram ser um presente de Natal. "Precisamos pensar no que é melhor para a venda dos nossos produtos", salienta o presidente da Associação de Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB), João Sonza. "Certamente haverá mais mercado se realizarmos a feira na Walter Galassi. Vamos vender muito mais", comenta o representante dos produtores, Jorge Salton.            

Na avaliação do feirante Davi Franco, que também comercializa os produtos ecológicos aos sábados, junto à Feira Livre do Produtor Rural, está havendo uma mudança de mentalidade por parte dos consumidores. "Percebo que muitos estão preferindo comprar os produtos ecológicos. Nosso objetivo é produzir e vender, quanto mais próximos estivermos dos consumidores, melhores serão as vendas", pontua.            

Antes de ocorrer a troca de local, é necessário que a mudança seja aprovado pelos demais membros da entidade. Uma das alternativas que será debatida é realização da feira também no período da manhã, o que facilitaria a montagem do espaço sem maiores prejuízos ao trânsito. Também serão estudadas alterações no regimento da entidade e na legislação que versa sobre o tema.            

Está marcada para o dia 7 de janeiro uma reunião da APEB para debater a viabilidade deste novo local, bem como detalhes como dia e horário de funcionamento e logística necessária para descarregar os produtos. Caso a troca de local seja confirmada, haverá um prazo para divulgação entre os consumidores.   


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Carina Furlanetto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário