Uma carta aberta solicitando à
presidente Dilma Rousseff a inclusão do projeto Trem Regional da Serra
Gaúcha no Programa de Aceleração do Crescimento e a contratação com
urgência do projeto executivo com os devidos Estudos de Impacto
Ambiental foi o resultado da audiência pública realizada na manhã desta
quinta-feira, dia 12, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
Durante o encontro foi apresentado o estudo que aponta a viabilidade
técnica, econômica, financeira, social e ambiental para a implantação do
sistema de trasporte ferroviário de passageiros de interesse regional
trecho entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
A Carta Aberta de Bento Gonçalves foi subscrita por prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi, universidades da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, centros de pesquisa, órgãos dos governos municipais, estadual e federal, entidades da sociedade civil, empresariais e de trabalhadores da região Nordeste do Estado, Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe) e Comitê trem e Desenvolvimento Regional da Serra Gaúcha. "Este projeto, que já foi um sonho mais distante, hoje está mais próximo de ser executado. O trem regional é a salvação de um projeto de integração regional, que com a criação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha se consolida a cada momento. Precisamos nos unir para que o trem saia do papel e possa se tornar realidade no menor tempo possível", destacou o prefeito Guilherme Pasin. Além de buscar a inclusão do projeto no PAC, os prefeitos da região também irão articular com as bancadas gaúchas a destinação de emendas parlamentares para custear o projeto executivo.
Esta foi a segunda audiência pública
realizada para debater a questão. A primeira, que apresentou pela
primeira vez o estudo de viabilidade contratado pelo Ministério dos
Transportes, e realizado através do Lab Trans, da Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC), foi realizada em maio em Caxias do Sul. O
estudo levou em conta duas alternativas para a implantação do modal. A
primeira, tecnicamente inviável, considerou o uso do traçado original da
ferrovia. Além da baixa velocidade, em diversos pontos seria necessária
a construção de diversos viadutos. A segunda alternativa recomenda a
implantação de duas linhas. Uma delas ligando Caxias a Bento, com
passagem por Farroupilha e por uma estação de integração entre Garibaldi
e Bento. A outra linha ligaria Carlos Barbosa à estação de integração,
com passagem por Garibaldi. As extensões são de 48,88 quilômetros para a
primeira linha e de 10,90 quilômetros para a segunda, totalizando 59,78
quilômetros. O tempo de viagem no trecho Bento Gonçalves-Caxias do Sul
deve girar em torno de 1h.
De acordo com professor da UFSC Rodolfo
Carlos Nicolazzi Philippi, embora a duração não seja muito diferente do
deslocamento por meio rodoviário, entre as vantagens do modal
ferroviário está a pontualidade e a segurança de que o trajeto durará o
tempo estimado, não sofrendo atrasos em decorrências de acidentes e
intempéries. O Trem Regional da Serra Gaúcha é o que apresenta o
projeto mais adiantado no país, segundo o assessor da diretoria geral da
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e coordenador do
Grupo de Trabalho dos Trens de Passageiros (GTTP), José Queiroz de
Oliveira. "Estamos lutando para que este seja um projeto piloto,
servindo de modelo para o restante do país.", comentou.
Durante o encontro o vice-prefeito de
Caxias do Sul, Antônio Feldmann, fez um relato histórico da sistema
ferroviário na região, existente há mais de 100 anos. "Este é um projeto
não apenas de mobilidade urbana, mas um novo paradigma. Será certamente
um marco nas relações regionais", salientou.
Também participaram da audiência o
prefeito de Farroupilha e presidente do Comitê Trem e Desenvolvimento
Regional da Serra Gaúcha, Claiton Gonçalves, o prefeito de Carlos
Barbosa, Fernando Xavier da Silve, o prefeito de Santa Tereza e
presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste
(Amesne), Diogo Siqueira, a superintendente do Departamento Autônomo de
Estradas de Rodagem (Daer), Sônia Bortoluzzi, e o diretor de
infraestrutura ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (DNIT), Mário Dirani. Durante o encontro ficou evidente o
apoio popular e político da região, por meio dos prefeitos, legisladores
e comunidade. O Plano de Revitalização das Ferrovias do Governo
Federal, tem o objetivo de fomentar a reativação, o desenvolvimento e a
ampliação dos sistemas e serviços de transportes ferroviários no país. O
modal oportuniza o desenvolvimento mais equilibrado do ponto de vista
regional, com visíveis melhorias na qualidade de vida dos cidadãos,
racionalidade nos deslocamentos e na utilização dos recursos necessários
para promover a integração entre centros de produção e de
consumo.
Os reflexos deste projeto serão
fortemente sentidos na economia e no desenvolvimento turístico de toda a
região, em virtude do intercâmbio considerável de trabalhadores e
turistas já existente. A implantação do trem regional de passageiros
entre Bento Gonçalves e Caxias do Sul ampliará as vias de acesso à
região, propiciando a consolidação dos roteiros turísticos, o
fortalecimento das micro e pequenas empresas do mercado turístico,
abertura de novos postos de trabalho, entre outros.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Carina Furlanetto
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