Com o objetivo de dar mais
transparência ao processo de tomada de decisões que beneficiem a
coletividade, o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana,
Mauro Moro, apresentou nesta quinta-feira, dia 19, o estudo para
implantação de ciclofaixas e faixas exclusivas em Bento Gonçalves. A
expectativa é que a implantação ocorra já no início do próximo ano. A
proposta foi apresentada inicialmente aos lojistas, durante
reunião-almoço nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Bento Gonçalves (CDL-BG) e também ao Conselho Municipal de Trânsito.
De acordo com Moro, o tema mobilidade urbana no município é bastante desafiador em razão do crescimento da frota de veículos acima da média da maioria das cidades brasileiras. Com uma população de 111 mil habitantes e uma média de 73.519 veículos cadastrados até 30 de setembro de 2013, Bento Gonçalves apresenta uma densidade de 1,5 veículo por habitante. A estimativa da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana é que já são mais de 75 mil veículos no Município.
Em média a cada mês são registrados 300
veículos novos na cidade.A alternativa estudada pela administração para
solucionar o problema consiste na retirada de estacionamento em algumas
vias de grande fluxo de veículos e de ligação das regiões Norte e Sul da
cidade, dando prioridade ao transporte público coletivo de ônibus e
táxis. "A retirada do estacionamento e a destinação do espaço para
corredores de transporte coletivo de passageiros é uma alternativa que
também já é adotada em vários municípios. Além de ser simples de
implantar, traz vantagem aos usuários", avalia o secretário. O plano
prevê que o estacionamento do lado direito da via, com realocação de
alguns pontos de táxi e implantação de sinaleiras, em cinco locais nas
ruas Barão do Rio Branco, Saldanha Marinho, Julio de Castilhos,
Guilherme Fasolo e avenida Osvaldo Aranha. Na área central os
estacionamentos devem ser proibidos das 6h às 23h e no bairro Cidade
Alta, das 6h às 8h30min e entre às 17h30min às 19h30min.
A escolha das vias levou em conta
critérios como o índice médio de ônibus coletivos/hora, a topografia, a
largura das vias, quantidade de passageiros beneficiados, e pontos com
maior índice de conflito e atraso do transporte coletivo. Antes da
implantação a comunidade será ouvida por meio de audiência pública.
Ciclofaixa
Com o objetivo de estimular a atividade
física, na modalidade ciclismo, com vistas ao aumento da qualidade de
vida dos cidadãos, a ciclofaixa ocuparia um trecho de 1,6km de extensão,
com 2,3m de largura, no local atualmente destinado ao estacionamento, à
esquerda da pista de rolamento.
O local estudado para a implantação foi
uma área que percorre as ruas Xingu e Planalto no trecho compreendido
entre as ruas Carlos Flores e Herny Hugo Dreher. A escolha se deu pela
topografia plana e facilidade de implantação. Além disso, o local já é
tradicionalmente destinado ao lazer nos finais de semana. A circulação
de bicicletas, no sentido do fluxo do trânsito, será permitida apenas
aos domingos e feriados, o horário das 8h às 20h. A implantação depende
ainda de alguns passos, como adequações nas bocas de lobo, mudando o
sentido das grades e aplicação das sinalizações vertical e horizontal.
Faixas seletivas:
Local 1: Rua Barão do Rio Branco, com início na Gomes Carneiro e estendendo-se até a rua Cândido Costa, com extensão de 350m;
Local 2: Rua Saldanha Marinho, com início na rua Marechal Deodoro e estendendo-se até a rua Treze de Maio, com extensão de 400m;
Local 3: Rua Julio de Castilhos , com
início na rua Treze de Maio e estendendo-se até a Rua Ramiro Barcelos,
com extensão de 250m;
Local 4: Avenida Osvaldo Aranha, com
início na rua Antônio Guindani e estendendo-se até a travessa Carazinho,
com extensão de 1.450m;
Local 5: Rua Guilherme Fasolo, com início na rua Ernesto Gasperin e estendendo-se até a rua Refatti, com extensão de 350m;
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG/ Foto: Carina Furlanetto
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