domingo, 18 de agosto de 2013

Bento respira design

Cores, formas, texturas, movimentos. A Casa Brasil Design e Negócios 2013 surpreende! A feira de design e negócios encerra nesta sexta-feira, 16, consolidada com uma das principais ferramentas para a difusão de tendências e novidades no setor de móveis e decoração da América Latina. Prova disso é o prestígio dos principais profissionais do design que marcam presença no evento, compartilhando conhecimento e apresentando o que há de mais moderno e inovador na área. Durante toda a semana, Bento Gonçalves confirmou por que é considerado o principal polo moveleiro do país.

São 165 expositores que apresentam seus diferenciais e lutam para conquistar as centenas de profissionais que buscam na feira a concretização de negócios. Apesar do frio intenso na Serra Gaúcha, os dias foram marcados por corredores cheios. Até o final do evento, são esperados mais de 20 mil profissionais de diferentes nacionalidades. A projeção de negócios é de R$ 200 milhões em um horizonte de 12 meses. 
Uma das aparições mais aguardadas foi a do conceituado arquiteto Sergio Rodrigues, que compareceu à Casa Brasil no primeiro dia de evento. Passaram pela feira também o estilista Ronaldo Fraga e os arquitetos João Armentano e Bruna Fraccaroli.

Promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o evento já é considerado um sucesso. Em avaliação preliminar, a presidente da entidade, Cátia Scarton, classifica os resultados como positivos. “Posso dizer que a Casa Brasil está bastante movimentada. Os visitantes são extremamente qualificados e vêm em busca de inovação, de produtos exclusivos e um design surpreendente que possa pautar os lançamentos da temporada. Estamos muito felizes com o número de lojistas e especificadores que têm visitado a feira e nos dão bons feedbacks, assim como muitos dos expositores. Também tivemos um bom número de visitantes estrangeiros – até agora, de 13 nacionalidades. Isso vem ao encontro de todo o trabalho do Sindmóveis para a geração de negócios tanto no mercado interno quanto externo. Temos certeza de que os que apostaram na feira terão bons resultados”.

Salão Design 

Foram 29 premiações nas modalidades Estudante, Indústria e Profissional, além dos prêmios Professor Orientador, Madeiras Alternativas e Ecodesign. A entrega dos prêmios do Salão Design, realizada em uma noite embalada por hits da era Disco no Clube Ipiranga, reuniu mais de 400 pessoas. De acordo com o diretor do Salão Design, Cristiano Gallina, o design é um dos principais elementos para o desenvolvimento de novos produtos e sucesso nos negócios. “É um elemento determinante do aumento da competitividade de novos produtos e das empresas. É a união entre criatividade e tecnologia, ou melhor, a união entre designer e indústria, que fomenta o crescimento”, aponta. 

Cantina Benta encanta

Objetos decorativos que surpreendem, feitos pelas mãos de 30 artesãos de Bento Gonçalves, e sob a cuidadosa orientação das arquitetas Tina e Lui e do designer carioca Renato Imbroisi.  Esse é o encantador projeto lançado durante a Casa Brasil, o Cantina Benta. Técnicas artesanais da Serra Gaúcha, como bordado, biscuit, cestaria, crochê, macramê e pintura, transformaram-se em uma delicada coleção de 100 peças decorativas relacionadas à enogastronomia. Com a parceria de Sindmóveis, secretaria municipal de Turismo e Emater, a mostra foi considerada um sucesso. 

Seminários

Admirado internacionalmente por integrar cores, técnicas e padrões às suas criações, o jovem holandês Bertjan Pot foi o primeiro a falar no tradicional seminário internacional da Casa Brasil. Mais de duas mil pessoas participaram da qualificação, que ainda contou com as explanações do designer brasileiro Zanini de Zanine, do designer italiano Paolo Uilian e do arquiteto e designer brasileiro Marcelo Ferraz. 

Fonte: Jornal SerraNossa - Reportagem: Raquel Konrad

Nenhum comentário:

Postar um comentário