sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Recadastramento biométrico atinge metade da meta na Serra

Três municípios da região da Serra estão entre os 184 do estado que realizam a recadastramento eleitoral e a inclusão no sistema biométrico. Eles fazem parte da 8ª Zona Eleitoral, com sede em Bento Gonçalves. Dados divulgados pela Justiça Eleitoral revelam que dos 7.038 eleitores aptos ao processo, 3.490 tinham comparecido ao cartório até esta quarta-feira (14).
Eleitores de Santa Tereza têm até dia 21 de agosto para se recadastrar (Foto: Divulgação)
Em Santa Tereza, o prazo encerra dia 21 de agosto. Dos 1.738 eleitores, 1.400 já realizaram o recadastramento. O próximo prazo é de Pinto Bandeira, que encerra dia 11 de setembro, onde foram recadastrados 1.050 de um total de 2.300 pessoas. Já em Monte Belo do Sul, a data-limite é 09 de outubro. Dos 3 mil eleitores, apenas 1.040 buscaram pelo serviço.

A expectativa do chefe do cartório, Ricardo Abreu, é de que o movimento se intensifique nos próximos dias, apesar de ter sido contabilizado mais de 80% do eleitorado de Santa Tereza. Durante entrevista ao Grupo RSCOM, Ricardo informou os detalhes sobre o processo e as formas e horário de atendimento. Ressaltou ainda que o eleitor deve levar documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante de residência.

O recadastramento é obrigatório. O eleitor que não se recadastrar vai ter seu título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário