Agentes da Defesa Civil do Estado continuam auxiliando os 20 municípios gaúchos atingidos pela chuva que predomina no Estado desde a quinta-feira (22). Até o momento 7.224 pessoas foram afetadas (2.380 desabrigados, 4.842 desalojados, uma pessoa desaparecida e uma ferida). As cidades mais atingidas são Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, São Francisco de Paula, Bento Gonçalves, Vale Real, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Taquari, Bom Retiro do Sul, Encantado e Santa Cruz do Sul.
Conforme o chefe da Defesa Civil, o secretário da Casa Militar, coronel Oscar Luis Moiano, a equipe da sala de gerenciamento da Defesa Civil Estadual está trabalhando em conjunto com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e que, tanto esta medida quanto os exercícios simulados, possibilitaram o prévio aviso de chegada da chuva. "Houve o alerta, conseguimos trabalhar na prevenção das vidas, na remoção de famílias e isso resulta em prejuízos menores na vida das pessoas", disse.
O sub-chefe de Defesa Civil, tenente coronel Paulo Roberto Locatelli, disse que até o momento nenhum município decretou situação de emergência, e que a autarquia continua realizando, junto aos agentes municipais, o atendimento emergencial e monitoramento do clima. "Todas as regionais do Estado estão mobilizadas para ajudar as áreas atingidas, porém as regionais da Serra, Lajeado e Metropolitana são as mais afetadas, necessitando de um trabalho mais intenso de resgate, inclusive", ressaltou.
Prevenção
Os exercícios simulados realizados pela Defesa Civil Estadual, principalmente na região do Vale do Taquari (Estrela, Lajeado, Marques de Souza e Venâncio Aires), possibilitaram que até agora nenhuma vítima fosse registrada. Embora o número alto de desabrigados, a Defesa Civil continua trabalhando na remoção antecipada de famílias que estão em locais de risco.
"Os simulados tornaram-se fundamentais para o bom resultado na remoção das famílias, já que até o momento nenhuma se negou a sair de locais considerados de risco", disse Locatelli.
Situação das estradas
De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, vários pontos do Estado estão obstruídos:
- ERS-242: bloqueada no km 03 (Santo Antonio Patrulha / Taquara). Arroio local transbordou.
- ERS-124: bloqueada no km 7 (São Sebastião do Caí).
- ERS-444: queda de barreira no km 38, rodovia em meia pista.
- ERS-431: bloqueada nos Km 10 e 12 (acesso de Bento Gonçalves a Santa Teresa e Cotiporã); pontes estão submersas
- ERS-020: km 20, Morungava, está bloqueado, asfalto cedeu. Dois deslizamentos de terra com afundamento de pista nos quilômetros 57 e 82. Localizados entre Taquara e São Francisco, ambos estão interditados. (desvio do tráfego acontece pela ERS-115)
- ERS-122: km 38 ao 40, acúmulo de água na pista.
- ERS-040: km 10 (sentido litoral/capital), buracos na pista.
Fonte: Palácio Piratini
Nenhum comentário:
Postar um comentário