sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sábado é dia de protesto em Bento

Cerca de 5 mil pessoas confirmaram participação no evento 
Sábado é dia de protesto em Bento
Organizado pelas redes sociais, um protesto pode levar milhares de pessoas às ruas de Bento na tarde deste sábado, 22. A manifestação, preparada por um grupo de jovens da cidade, é um reflexo local da mobilização que, nos últimos dias, atingiu as principais cidades do país, e até o início da noite desta quinta já tinha confirmação de presença de quase cinco mil pessoas.
Os protestos nasceram das reclamações sobre o preço das passagens do transporte público em capitais como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas ganharam as ruas e a adesão de milhares de pessoas com temas como corrupção, precariedade na saúde e na educação e até gastos públicos em obras para a Copa do Mundo de 2014. “Nossa ideia agora é mostrar apoio ao resto do Brasil, mas também manter esse pessoal unido para reivindicar coisas que são importantes para Bento Gonçalves. Não queremos parar por aqui”, afirma Bruno Neves, estudante de ensino médio de 16 anos que é um dos organizadores.
Segundo ele, temas locais já serão abordados durante a caminhada que iniciará na Osvaldo Aranha, a partir das 13h, com destino à prefeitura. Entre as queixas, estão o número de cargos no Legislativo, os salários pagos na Câmara de Vereadores, as tarifas do transporte coletivo e o serviço prestado pelas empresas de ônibus do município. Investimentos em saúde, educação e segurança também serão cobrados.
O grupo pede que os participantes não usem bandeiras partidárias e tenham comportamento pacífico. “Estamos tentando evitar conflitos e fazer com que o movimento não seja interpretado como direitista ou esquerdista, e sim, um movimento do povo”, completa o jovem. Na rede social, também foi solicitado que apenas confirmasse presença quem realmente fosse para a rua protestar.

Segurança e trânsito
A Brigada Militar (BM) também estará presente na manifestação. Segundo o capitão Evandro José Flores, comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat), haverá o efetivo necessário e possível para acompanhar o ato. “Iremos agir conforme a corporação está atuando em todo o Estado. Esta é uma manifestação legítima e como instituição, não podemos ser nem a favor, nem contra. Acompanharemos para manter e garantir a integridade física dos manifestantes e das pessoas que estejam passando pelo local, mesmo aquelas que não simpatizam com a causa, além de zelar pelo patrimônio público”, ressalta o capitão. O comandante do 3º Bpat, major José Paulo Marinho, solicitou reforço de policiais vindos de Caxias do Sul, Farroupilha e, possivelmente, de Gramado, além dos servidores do Pelotão de Operações Especiais (POE). 
O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) acompanhará o protesto para monitorar o fluxo de veículos e, na medida do possível, garantir a fluidez do tráfego nas ruas afetadas pela mobilização.

Manifestação #VEMPRARUAQUINTA
Um grupo de pessoas também programou um protesto para o final da tarde da última quinta-feira, dia 20. A manifestação estava prevista para acontecer no cruzamento da avenida Osvaldo Aranha com a rua Livramento, no bairro Cidade Alta. A ação foi motivada pelos desvios de verbas públicas, preço do transporte público, falta de segurança, elevada carga de impostos, dinheiro investido nos preparativos da Copa do Mundo de 2014 e a PEC 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público. Veja mais aqui.

                                   Fonte: Jornal Serra Nossa                                                                                          Twitter: @SERRANOSSA
                                                                                                             Facebook: Grupo SERRANOSSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário