quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Móveis gaúchos são os mais exportados do Brasil

RS manteve primeira colocação entre janeiro e agosto de 2013, entre os estados que mais exportam


Móveis gaúchos são os mais exportados do BrasilOs móveis gaúchos estão no topo da lista de participação nas exportações brasileiras do segmento. O Estado manteve sua liderança no ranking das vendas internacionais, no acumulado de janeiro a agosto de 2013. Ocupando a primeira colocação com US$ 130,2 milhões exportados e 28,5% de participação, o RS é seguido por Santa Catarina e Paraná.

Embora positivo no contexto nacional, o desempenho, quando avaliado globalmente, tem outra percepção: as vendas de móveis gaúchos para o exterior caíram 1,3% no comparativo com o mesmo período do ano anterior. 

“Perdemos muita competitividade no mercado internacional nos últimos anos, e o processo para recuperação desses indicadores é demorado. Ainda mais quando temos dificuldade em solucionar questões fundamentais como as de logística, de carga tributária e falta de incentivos fiscais”, avalia o presidente da Movergs, Ivo Cansan.

Recentemente, o Congresso acatou o veto presidencial que impedia a prorrogação do Reintegra, mantendo o benefício somente até o final deste ano. “Essas medidas acabam desfavorecendo nossas indústrias, que precisam exportar com todo o custo Brasil embutido em seus produtos. É necessária uma política séria de estímulo às exportações, caso contrário, todos se voltarão para o mercado interno e, logo mais, estaremos vendendo commodities e colocando em risco a sobrevivência das próprias empresas”, complementa.

Em sua pauta de reivindicações, a Movergs pleiteia investimentos em logística, como melhor infraestrutura viária, além de incentivos tributários para as empresas que exportam acima de 40% de seu faturamento. 

 
Destino das exportações


Entre os principais destinos das exportações brasileiras, que totalizam US$ 456,6 milhões nos primeiros oito meses de 2013, estão Argentina, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai. No mercado gaúcho, o país que mais adquiriu móveis no período de janeiro a agosto de 2013, foi o Reino Unido, seguido do Uruguai, Peru e Chile.

Os dados foram apontados pelo Relatório das Exportações desenvolvido pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), em conjunto com o Centro Gestor de Inovação (CGI Moveleiro) com dados obtidos na Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Fonte: Jornal SerraNossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário