domingo, 27 de outubro de 2013

Jovens podem tirar título de eleitor até 7 de maio de 2014

Atingindo o número de 210 ações realizadas em todo o Rio Grande do Sul, a Semana do Jovem Eleitor conseguiu despertar a atenção de jovens de 16 e 17 anos para a importância do voto. Mesmo com o término da campanha nesta sexta-feira (25), o alistamento de novos eleitores segue até 7 de maio de 2014, quando ocorre o fechamento do Cadastro Eleitoral.

A presidente do TRE gaúcho, desembargadora Elaine Macedo, afirmou que a Semana do Jovem Eleitor foi "apenas o início de uma conscientização, que culminará na efetiva participação desses novos cidadãos nas eleições do ano que vem". A desembargadora destacou, ainda, que os jovens que fizeram manifestações nas ruas, agora inscritos como eleitores, poderão marcar suas posições políticas através do voto, participando diretamente da democracia.

Entre as diversas atividades desenvolvidas desde a última segunda-feira (21), palestras em escolas e atendimentos descentralizados foram os destaques. Os município de Ronda Alta e Veranópolis fizeram palestras em 4 e 5 escolas, respectivamente. Caxias do Sul, com o programa Justiça Eleitoral Presente (JEP), realizou 55 atendimentos na Escola Estadual Emílio Meyer. Na cidade de Santana do Livramento, 10 escolas de ensino médio receberam visitas para a divulgação da Semana. Em Porto Alegre, uma das últimas ações ocorreu no Colégio Estadual Doutor Glicério Alves, no bairro Belém Novo, zona sul da Capital. O JEP, que foi realizado nesta sexta-feira (25), atendeu 26 jovens. Na mesma escola, na quinta-feira (24), o número de atendimentos já havia sido um sucesso: 69 novos eleitores foram alistados.

Os jovens que ainda não fizeram seu título podem comparecer nos Cartórios e Centrais de Atendimento ao Eleitor mais próximos, portando um documento de identificação oficial com foto (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço atualizado. O título é um documento gratuito.
Fonte: ASCOM/TRE-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário