sábado, 19 de julho de 2014

Autorizada licitação para a Rua Coberta

Revisão da proposta garantiu economia de 45%, dinheiro que ficará na conta para segunda fase

Autorizada licitação para a Rua CobertaMesmo sem o lançamento do edital de licitação, o que deve ocorrer na próxima semana, a implantação da Rua Coberta já tem uma segunda fase garantida. A etapa seguinte será conduzida com os mesmos recursos conquistados pela prefeitura junto ao governo federal, graças a uma revisão no projeto inicial que permitiu uma economia de cerca de 45% na utilização das verbas – o saldo permanecerá na conta do município para ser destinado ao projeto. Nesta quinta-feira, dia 17, o prefeito Guilherme Pasin assinou a autorização para abertura do processo licitatório.

A iniciativa terá repasse federal de R$ 1,1 milhão e contrapartida de R$ 96 mil do governo local. Segundo o secretário de Turismo, Gilberto Durante, a proposta original, planejada para a rua Rolando Gudde, nos fundos da Casa das Artes e com 50 metros de extensão, será mantida. “Levamos em consideração os conceitos básicos do projeto e a utilização de elementos modernos e mais baratos que hoje são utilizados na construção civil, mas sem perder em qualidade”, explica.

A fase posterior ainda será avaliada pela prefeitura, que definirá daqui para frente se trabalhará com a possibilidade de ampliação da estrutura ou se utilizará o recurso restante para melhorias internas. Este último caminho é o mais provável a ser seguido. “É a tendência, porque temos que pensar em um espaço que seja realmente útil, tanto para o turismo quanto para a comunidade”, analisa o secretário.

Antes disso, também deve ser definida a utilização dos três espaços fixos que serão instalados na parte interna. Um deles pode ser destinado para um café e os outros dois, para comércio. Existe ainda a possibilidade de criação de um palco móvel, de acordo com eventos realizados no local.

Complexo

O secretário destaca que, a médio prazo, o objetivo é que a Rua Coberta faça parte de um complexo turístico e cultural no bairro Planalto, ligando-se tanto à Fundação Casa das Artes quanto ao Corredor Enogastronômico que tem como destaque a movimentada rua Herny Hugo Dreher. “Vamos unir essas atrações e valorizar os espaços, com ajardinamento, bancos e outras ações”, conclui Durante.

A estrutura

- A Rua Coberta será implantada na rua Rolando Gudde, no bairro Planalto (nos fundos da Casa das Artes), e terá 50 metros de extensão – da esquina com a avenida Presidente Costa e Silva até o final do terreno da Fundação.
- A estrutura principal de sustentação será metálica, com revestimento em madeira e aço escovado.
- A cobertura será feita com telhas translúcidas.
- O piso será de basalto, com detalhes em basalto rústico.
- Na parte interna, serão criados pelo menos três módulos comerciais, que ainda não tiveram as atividades definidas. Os espaços terão revestimento em basáltico rústico e madeira.

Reportagem: SerraNossa - Jorge Bronzato Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário