Proposta foi retirada de pauta na Câmara, mas deve retornar sem alterações
A prefeitura de Bento Gonçalves garante que não desistirá da
implantação do Programa de Restrição de Circulação de Veículos Pesados
em Vias Urbanas, que limita o tráfego de caminhões pelo Centro da
cidade, mesmo com uma nova mobilização contrária por parte de
comerciantes da área central. No início desta semana, representantes de
um grupo de lojistas participaram da sessão legislativa em que a
proposta foi retirada de pauta pelo líder de governo, Moisés Scussel
Neto (PMDB), em ação que repete os protestos contrários às faixas
seletivas para o transporte coletivo, que ainda se mantêm em vigor.
O próprio Scussel afirma que a medida foi necessária em função de
dúvidas apresentadas pelos empresários e até por outros parlamentares.
Entretanto, segundo o vereador, o projeto deve retornar em breve à
discussão e votação na Câmara de Vereadores, sem alterações. Até o
fechamento desta edição, o material não estava na Ordem do Dia da
próxima sessão, na segunda-feira, 21. Ainda em abril, em matéria
publicada no SERRANOSSA, a secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade
Urbana já trabalhava com um prazo curto para implementar a ação, apoiada
pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bento Gonçalves
(Sindibento), o que não acabou se confirmando. Na época, pelo menos 12
ruas estavam na relação das vias que seriam afetadas pela alteração
(veja abaixo).
Uma área circundando o Centro permaneceria livre, com permissão plena
de tráfego em vias como a Osvaldo Aranha e a 13 de Maio. A rua Olavo
Bilac também estava, inicialmente, na lista das que não teriam nenhuma
restrição. Contudo, com a projeção de uma futura ligação entre os
bairros Cidade Alta e Botafogo, unindo as ruas Vitória e Florianópolis à
rua Fortaleza, esta pode também entrar na lista das proibições.
Flexibilidade
O secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro,
ressalta que a criação do programa é uma forma de estabelecer mais
flexibilidade às possibilidades de restrições já previstas no Código de
Trânsito Brasileiro (CTB) e, inclusive, no Plano Diretor (PD). A lei
municipal de 2006 já apontava, em seu anexo 17, a limitação para tráfego
de caminhões no Centro com Peso Bruto Total (PBT) – veículo mais carga –
de 7,5 toneladas, duas a menos que a provável medida a ser adotada nas
ruas de Bento. Exceções como caminhões para abastecimento hospitalar e
da construção civil também já estavam estipuladas no PD.
Caso se mantenha o impasse, Moro diz que o caminho será usar o
embasamento legal, o que também restringiria a discussão e até definiria
normas mais rígidas. “O que buscamos até aqui é fazer algo mais
transparente e, principalmente, flexível à nossa realidade. Temos que
pensar em questões como a safra da uva, as construções em andamento, o
setor industrial. Mas, se não for possível e não conseguirmos avançar
com o programa, vamos apenas aplicar o que já está previsto no Plano
Diretor. Só que aí posso garantir que seria bem menos flexível”,
argumenta o
secretário.
secretário.
Restrições e permissões
Ruas com a proibição*
Júlio de Castilhos
Saldanha Marinho
Barão do Rio Branco
Marechal Deodoro
Marechal Floriano
General Osório
Ramiro Barcelos
José Mário Mônaco
Dr. Antunes
Dr. Montaury
Cândido Costa
Gomes Carneiro
Saldanha Marinho
Barão do Rio Branco
Marechal Deodoro
Marechal Floriano
General Osório
Ramiro Barcelos
José Mário Mônaco
Dr. Antunes
Dr. Montaury
Cândido Costa
Gomes Carneiro
Ruas/avenidas liberadas
Osvaldo Aranha
Olavo Bilac
13 de Maio
Assis Brasil ou Fiorelo Bertuol
Olavo Bilac
13 de Maio
Assis Brasil ou Fiorelo Bertuol
*Limitada a horários que ainda serão definidos
Reportagem: SerraNossa - Jorge Bronzato Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário