terça-feira, 27 de agosto de 2013

Atividade do vulcão Copahue faz Chile decretar alerta vermelho

A Agência Nacional de Emergência do Chile decretou alerta vermelho pelo aumento da atividade sísmica do vulcão Copahue, na fronteira entre o Chile e a Argentina, mas descartou a possibilidade de uma retirada de moradores.

Família observa o vulcão Copahue em Caviahue, Argentina, neste sábado (22) (Foto: AFP)
Na noite de sábado, os equipamentos de monitoramento detectaram uma atividade sísmica contínua e observaram uma incandescência na cratera, o que poderia indicar fluxos de lava pelas encostas do vulcão, de acordo com o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), em um comunicado.
A coluna de gases e cinzas chegou a 1,5 quilômetros de altura na direção sudeste.
"A intensidade dos sinais sísmicos sugere que a erupção ainda em curso é menor", mas "não se descarta uma evolução da atividade para uma grande erupção", ressaltou o Sernageomin.

No entanto, a Onemi indicou que por enquanto não há necessidade de evacuar a população, porque "no caso de aumento da atividade, a área susceptível de ser afetada por fluxos de lava e lahars (um raio de 15 km) não inclui áreas povoadas".
Lahars são deslizamentos de terra que ocorrem nas encostas de vulcões provocados pela mistura das cinzas e água expelida, e que podem chegar a devastar populações.
O alerta vermelho permitirá aumentar o monitoramento do desempenho do vulcão e dispor de recursos para verificar quaisquer problemas causados pela erupção.
No sábado, o vulcão Copahue, localizado na região de Bio Bio, começou a cuspir uma nuvem de cinzas incomum, o que alertou vizinhos.
O vulcão fica na fronteira entre Chile e Argentina, mas as emanações produzidas estão voltadas para o lado argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário