sábado, 10 de agosto de 2013

Haitianos em Bento: número já chega a 300

Foi em busca de um emprego e de melhores condições que os haitianos começaram a chegar em Bento Gonçalves ainda em 2012. Eles não são os únicos, pois grande parte dos moradores de Bento Gonçalves migram de outras regiões do país para trabalhar e conquistar uma vida independente.

Atualmente, os oriundos do Haiti, país que faz divisa com a República Dominicana, já são 300 na cidade. Esse dado foi repassado pela coordenadora do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Habitação e Assistência Social (Semhas), Cristiane Ferronato. Ela explica que atualmente existe um núcleo chamado Bom Samaritano, que atua juntamente com a Escola Medianeira, para verificar a situação desses imigrantes e também auxiliá-los, caso necessário.

Cristiane afirma que a maior dificuldade que os haitianos encontram em Bento Gonçalves é para a moradia, pois muitos deles não conseguem fiador para o aluguel, e tampouco chegam com dinheiro para adquirir um imóvel. “Outro ponto é a questão da língua, para que eles possam se colocar no mercado de trabalho. A grande maioria deles consegue fácil, mas ainda nas relações de trabalho existe essa dificuldade. Eles geralmente falam francês ou inglês”, afirma.
 
Quem quiser doar roupas, alimentos, utensílios domésticos, deve procurar o núcleo Bom Samaritano, que posteriormente concluirá a doação.

Fonte - www.leouve.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário