Austeridade e absoluta seriedade no
uso dos recursos públicos. Diálogo, como prática em todas as instâncias
para decisão e execução das ações voltadas a coletividade, foram os
princípios estabelecidos pela atual administração pública municipal na
determinação de retomar as obras de construção da Unidade de Pronto
Atendimento (UPA), no bairro Botafogo, com maior brevidade possível.
Durante boa parte do ano de 2013 o executivo municipal buscou alternativas para assegurar a conclusão dos serviços paralisados em 2012, no entanto, a inexecução parcial dos contratos pela empresa vencedora da licitação, levou a Prefeitura a decidir pelo rompimento de todos os contratos com a empreiteira e abertura de novas licitações. Assim, após diversas rodadas de negociações, um acordo foi estabelecido entre a municipalidade e a empresa que prevê o pagamento de R$ 1,85 milhão para quitação total dos valores devidos pelas obras executadas.
Neste sentido, os vereadores votam nesta
quarta-feira (23), durante sessão extraordinária, projeto do executivo
que solicita a abertura de dois créditos especiais complementares a
serem destinados para a quitação dos valores pendentes desde o inicio da
obra. Do total a ser pago, R$ 1,54 milhão virá de recursos da
Secretaria Municipal de Saúde e restante do caixa geral da prefeitura. O
valor será quitado em três parcelas a serem pagas nos dias 24 de
janeiro (R$ 850 mil), 24 de fevereiro (R$ 500 mil) e 24 de março (R$ 500
mil).
De acordo com o secretário de Finanças,
Marcos Fracalossi, em contabilidade pública, indenização é a
nomenclatura técnica utilizada para referir-se ao pagamento de
determinado serviço que não foi contabilizado no tempo correto. Neste
caso, o pagamento refere-se a serviços executados em 2012. "Na prática
estamos falando em pagamento de obra feita, ou seja, só estamos pagando o
que os engenheiros constataram como construído. Nada está se pagando a
título de multa, ou outro tipo de valor que não se refira à obra
executada", destaca Fracalossi.
Conforme foi apurado pela Unidade
Central de Controle Interno (UCCI), com base nos relatórios, dados
contábeis, planilhas de medição e empenhos, o valor a ser pago referente
às obras executadas seria de R$ 2,069 milhões. Somando as correções
monetárias, o total chegaria a R$ 2,3 milhões. O acordo que resultou no
valor de R$ 1,85 milhão foi conduzido pela Secretaria Municipal de
Finanças, levando em conta valores referentes aos serviços já
executados, mas considerando também os custos das adequações previstas
no contrato original.
Além da UPA, a empresa havia sido
vencedora das licitações para a execução das Unidades Básicas de Saúde
(UBSs) dos bairros Tancredo Neves, Fenavinho, Cohab, Vila Nova II e das
subprefeituras de São Pedro e Vale dos Vinhedos, e da Praça dos Esportes
e da Cultura, no bairro Ouro Verde. Algumas obras não chegaram a ser
executadas e outras foram paralisadas em 2012. No caso da UPA, novas
licitações já foram abertas ainda em novembro com vistas à conclusão da
obra. A expectativa é que após a assinatura do contrato as obras estejam
concluídas em 90 dias
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Gustavo Bottega
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