quarta-feira, 29 de maio de 2013

INSTITUIÇÃO PEQUENO GRANDE CAMPEÃO participa do DIA DO DESAFIO

Com um conceito simples, o Dia do Desafio tem como objetivo estimular a prática de atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticar qualquer tipo de atividade física por - no mínimo - 15 minutos consecutivos. A partir disso, é esperado que a prática diária de exercícios se torne um hábito permanente na vida da população. 

O importante é se mexer. Vamos lá?
 
E a Instituição Pequeno Grande Campeão não pode ficar de fora, com parceria, as Escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Verde e Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Vicente da Rosa, realizou manhã e tarde repleta de exercícios físicos acompanhada com uma dança animada da garotada.


Como Participar?
 
Público em geral 
 
É simples! No dia 29 de maio você deve praticar alguma atividade física por, pelo menos, 15 minutos.  Mas, para que sua participação fique registrada e você possa ajudar sua cidade na disputa, é necessário tirar uma foto ou gravar um vídeo com um trecho do exercício realizado e entrar em Contato com o Sesc local. Só serão contabilizados os registros feitos até às 21h do dia do evento. 
 
Vale qualquer atividade física: praticar esportes, dançar, jogar, brincar, correr, caminhar, nadar, escalar e pedalar, entre outras opções. O importante é se mexer! Só não se esqueçam de respeitar os princípios básicos (acessibilidade, envolvimento, diversão, diversidade, segurança, saúde e benefícios para a comunidade) e praticar por, no mínimo, 15 minutos. 
 
Todo mundo pode participar, seja por iniciativa individual ou coletiva. As atividades podem ser realizadas em casa, nas escolas, academias, ao ar livre, empresas, nas Unidades do Sesc ou em qualquer outro local. O desafio está lançado! 
 
Cidades 
 
Todas as cidades do Continente Americano estão convidadas e podem participar do Dia do Desafio. Porém, como regra fundamental, as inscrições somente serão aceitas com a anuência do Prefeito. 
 
A realização do evento é de responsabilidade das prefeituras e as ações são desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Esporte, Educação e Saúde, com o apoio da comunidade. 
 
No Brasil, as Unidades Sesc coordenam as atividades nos estados. Nos demais países, uma Coordenação Regional ou uma Coordenação Local promovem e orientam as cidades inscritas para a realização do evento. 
 
As inscrições são efetivadas por meio das Coordenações Regionais, que recebem as fichas preenchidas e assinadas pelo Prefeito Municipal, e são responsáveis pela inserção dos dados no sistema de inscrições online do Dia do Desafio.
 
DUVIDAS FREQUENTES:
O que é o Dia do Desafio?

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.
Como surgiu?

O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.
Quem promove?

As prefeituras municipais, por meio da articulação de suas Secretarias de Esporte, Educação e Saúde com órgãos municipais, associações, conselhos, sindicatos, federações, instituições, grupos de voluntários, academias, clubes, empresas, faculdades, escolas e a população.
Quando acontece o evento?

Todos os anos, sempre na última quarta-feira do mês de maio, das 0h às 21h. Esta edição acontecerá em 29 de maio de 2013.
Quem pode participar?

Pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos.
O que é preciso fazer?

Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 29 de maio de 2013, das 0h às 21h.
Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer!
É preciso pagar pelo Dia do Desafio?

Não. A participação das cidades e da população é gratuita.
Existe algum requisito para a realização do Dia do Desafio?

Alguns princípios básicos orientam a realização do evento e devem ser respeitados por todos os envolvidos. São eles:
Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.
Envolvimento - as ideias nascem nas comunidades e todos participam, colaborando com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!
Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.
Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.
Confiabilidade - o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança e o bom relacionamento entre as cidades.
Segurança - o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam, em especial as que envolvem grandes multidões.
Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.
Benefícios para a saúde - A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade.
Onde praticar as atividades?

Pode ser em casa, nas escolas, academias, empresas, praças, clubes, parques, nas Unidades do Sesc Rio ou em qualquer outro local.
Como e por que registrar a participação?

O registro é fundamental para contabilizar o total de participantes em cada cidade. Esse número é utilizado na apuração dos resultados da competição entre as cidades pela maior mobilização alcançada.
Para registrar a participação e ajudar sua cidade na disputa, você deve tirar uma foto ou gravar um vídeo com um trecho e repassa ao SESC local. Só serão contabilizados os registros feitos até às 21h do dia do evento.
Existe algum prêmio para os participantes ou para as cidades que vencerem a competição?

No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Nesse sentido, a competição entre as cidades é apenas um estímulo à mobilização e o prêmio é a melhoria na qualidade de vida das pessoas.
Como forma de valorizar o engajamento na campanha, nossas Unidades entregarão Placas de Mérito Comunitário às cidades envolvidas e enviarão certificados aos grupos e entidades que registrarem a sua participação.
Quando e como serão conhecidos os resultados do Dia do Desafio?

CALENDÁRIO DIA DO DESAFIO 2013

Inscrições das cidades – até dia 19 de abril
Sorteio das cidades – 6 de maio.
Dia do Desafio – 29 de maio       
Divulgação dos resultados – a partir de 30 de maio, através do site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/
O que fazer em caso de dúvidas?

Central de Atendimento – Dia do Desafio
0800 282 1946
diadodesafio@sescrio.org.br

                                                                    Fonte: http://www.sescrio.org.br/diadodesafio2013
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário