terça-feira, 21 de maio de 2013

Gripe: Doses da vacina seguem disponíveis nos postos de saúde

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou que vinte e três casos de gripe A H1N1 foram registrados neste ano no estado. O boletim leva em conta os casos atualizados até a sexta-feira (17). A cidade com o maior número de casos é São Gabriel, com 9.

Também, foram registrados 13 casos de gripe H3N2 e cinco de Influenza B. A única morte registrada essa ano no estado por gripe A foi de uma paciente de 86 anos, contaminada por essa variação do vírus, que também apresentava cardiopatia e pneumopatia.

A campanha de vacinação deste ano no Município, atingiu 85% da meta nos grupos de risco, compostos por crianças, idosos, grávidas. De acordo, com o Coordenador de Imunizações, Enfermeiro Maichel Manfredini apesar de a campanha ter encerrado no dia 10, as vacinas continuam sendo oferecidas pelos postos de saúde. "Toda população pode se vacinar nesta fase, basta procurar um Posto de saúde mais próximo", destaca. A vacinação segue até que durem as doses disponíveis.

A gripe A é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus A (H1N1). Esse subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e pelo contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, mas em cerca de 30% dos casos além de problemas respiratórios, a pessoa apresenta diarreia e vômito. O vírus da gripe A H1N1 surgiu em 2009 no México e ainda circula pelo mundo inteiro. 

                                                                 Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário