terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Sem perdas inflacionárias

A divulgação nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) encerrou 2013 com alta de 5,91% confirma que o reajuste concedido no primeiro ano do governo de Guilherme Pasin foi maior do que o índice que é considerado a inflação oficial do governo. Em 2013 a administração municipal concedeu 6,5% de aumento para todas as categorias. Apesar de ter assumido a Prefeitura com as contas públicas comprometidas, a atual administração municipal sempre buscou alternativas para remunerar melhor e com mais justiça o funcionalismo.  

Mesmo sem uma data base definida, a prefeitura concedeu em maio 4,5% de aumento. Na mesma ocasião o prefeito anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo para o mês de junho. Em dezembro a Prefeitura, não só antecipou o pagamento da última parcela do décimo, como também da folha salarial. No dia 24 de dezembro o prefeito anunciou ainda o aumento de mais 2% para todos, fechando o primeiro ano com o reajuste salarial acima da inflação.  

Durante o ano, em reuniões com o Sindiserp - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o prefeito Guilherme Pasin comunicou que seu governo trabalha com a intenção de promover uma reforma administrativa com a definição de um novo modelo de remuneração. O processo já iniciou com a busca de empresa que deve elaborar um projeto para adequar cargos e salários em todos os níveis, corrigindo eventuais distorções, a tão falada reforma administrativa. "O projeto será desenvolvido para a valorização do serviço público de forma justa e digna, de acordo com a sua função junto à municipalidade", revela o prefeito.  

Entre os pontos previstos está a adoção de um Plano de Carreira para os servidores, que deverá ser criado em conjunto com o Sindicato, a partir da análise de todos os elementos que interferem no desenvolvimento das competências pessoais e institucionais, tendo em conta a natureza, a complexidade, o grau de responsabilidade e as peculiaridades da função pública a ser atendida. Um processo que tem início com o estudo do ambiente funcional, abrangendo a construção de perfis profissionais e suas respectivas valorações, conectado com o planejamento estratégico da instituição com vistas a promover a qualificação das ações do poder público municipal.  

De acordo com o chefe do executivo municipal, o plano de carreira do servidor público deve ser base de sustentação para a profissionalização da função pública, reconhecendo e recompensando o desenvolvimento de talentos e de potencialidades humanas e, ao mesmo tempo, apontando as necessidades de melhorias e de inovações. "Para tanto, é absolutamente necessário que a construção do plano resulte de um projeto pluralizado, posicionando-se sempre em direção ao interesse público, é isso que queremos fazer junto com a categoria", diz o prefeito.  

Com o projeto pela primeira vez, a Prefeitura fará uma reorganização completa do organograma de servidores. Cada uma das secretarias ou órgãos terá um quadro de funcionários hierarquizado com atribuições definidas. A proposta prevê a equiparação salarial dos servidores que executam serviços semelhantes e a manutenção dos servidores no serviço público. "Realizar a reforma administrativa é um dos compromissos assumidos pelo nosso governo para que nenhum servidor tivesse perda salarial. Para isto, tínhamos que equacionar vários aspectos, o financeiro, a garantia da reposição inflacionária, entre outros", destaca o Prefeito Guilherme Pasin.


Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário