quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ERS-431: promessa de conclusão é 25 de fevereiro

Empresa contratada emergencialmente deve começar a sondagem do terreno ainda nesta semana

Em visita a Bento Gonçalves para tratar da recuperação da ERS-431, que está interditada após deslizamentos ocorridos em novembro, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Victor Domingues, admitiu, na manhã desta terça-feira, 14, o atraso no cronograma original das obras, mas justificou a demora pela dificuldade de encontrar empresa para executar a sondagem do terreno. O prazo inicial para reabertura da estrada era a primeira quinzena de fevereiro, mas agora ficou para o dia 25 do mesmo mês. 

ERS-431: promessa de conclusão é 25 de fevereiroA sondagem indicará a localização das rochas que estão na base da rodovia, para dar início às obras de recomposição do asfalto. Acompanhado do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Carlos Eduardo de Campos Vieira, – que depois visitou o trecho em que a encosta cedeu –, Domingues ouviu, em reunião na Câmara de Vereadores, cobranças de prefeitos da região e queixas de representantes das comunidades atingidas pelos estragos na ERS-431. “É melhor eu estar aqui recebendo estas críticas do que não vir. Sabemos que é uma situação preocupante, mas estamos tentando agilizar as coisas o máximo possível. O que posso dizer é que vamos trabalhar como uma obra definitiva de verdade”, argumentou. 

Mesmo assim, Domingues não foi tão específico quanto a intervenções em outros trechos da estrada, que há anos esperam pela camada asfáltica, e tampouco garantiu rapidez para a construção das cabeceiras da ponte sobre o arroio Santa Bárbara, outra promessa do Estado. Na primeira vinda a Bento, logo após o deslizamento, ele havia falado em uma “solução por inteiro” para a rodovia, incluindo ações em pelo menos 12 quilômetros. O secretário prometeu retornar em fevereiro à Serra para vistoriar as obras.
 Trevo da Telasul

Durante a reunião desta terça-feira, o Daer apresentou um primeiro esboço para a implantação de um viaduto no entroncamento da RSC-470 com a RSC-453, local conhecido como “Trevo da Telasul”. Até maio, o órgão pode ter o projeto detalhado do empreendimento, orçado em R$ 35 milhões. Não há, entretanto, previsão para obras, que também esbarram no processo de retomada da federalização da RSC-470, ainda em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário