domingo, 29 de setembro de 2013

Inspetores da ONU visitam novos locais na Síria para investigar ataques químicos

Segundo a ONU, especialistas receberam documentos e amostras e realizaram entrevistas
Os especialistas da ONU que investigam locais onde supostamente foram realizados ataques químicos na Síria deixaram neste domingo (29) seu hotel para uma nova missão, constatou um fotógrafo da AFP.
Os especialistas, que chegaram quarta-feira (26) à capital síria para determinar se armas químicas foram usadas no conflito, saíram em quatro veículos da ONU, mas seu destino não foi revelado.
A equipe iniciou quinta-feira (27) os seus trabalhos que consistem em investigar sete locais onde ataques químicos podem ter ocorrido, de acordo com informações fornecidas pela oposição e o regime.
Três destes locais estão localizados perto da capital: Bahhariyé (22 de agosto), Jobar, um subúrbio ao norte de Damasco (24 de agosto), e Ashrafieh Sahnaya, na província de Damasco (25 de agosto). As demais áreas estão localizadas no norte do país.
Durante a sua atual missão, os especialistas "receberam vários documentos e amostras e realizaram várias entrevistas", segundo a ONU, que acrescentou em um comunicado que a equipe deve concluir seus trabalhos na segunda-feira, 30 de setembro.
Os especialistas, liderados por Aake Sellström, já haviam investigado um ataque com armas químicas em 21 de agosto, perto de Damasco, que provocou cerca de 1.500 mortes, segundo Washington. Em seu relatório publicado em meados de setembro, eles concluíram o uso de gás sarin em larga escala no ataque, sem apontar os responsáveis.
Ocidentais e a oposição acusam o regime, que nega. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário