segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vacinação contra a Gripe iniciou Hoje!



Iniciou Hoje, dia 15 de abril, a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O tema deste ano é “Quem Lembra da Vacina se Protege da Gripe”. A imunização segue até o dia 26 em todas as Unidades de Saúde nos bairros. Além dos idosos, a vacina também será oferecida para as crianças de seis meses a menores de dois anos, aos trabalhadores da saúde, às gestantes (em qualquer fase da gravidez) as puérperas (até 45 dias após o parto) e aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

 
A meta da Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves é vacinar 80% dos grupos prioritários, equivalente a 1.522 crianças de seis meses a menores de dois anos, 2.272 trabalhadores da saúde, 760 gestantes, 125 puérperas e 11012 idosos. Os técnicos da Secretaria Municipal da Saúde estimam que, assim como ocorreu na campanha de 2012, a meta de vacinação seja ultrapassada em 2013.
 
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza. Os sintomas mais comuns são: febre, dor de cabeça, dores musculares por todo o corpo, prostração, corrimento nasal, tosse e dores de garganta. Os sintomas podem persistir por até quatro dias. O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa doente para outra através da tosse ou espirros, ou também pelo contato de mãos contaminadas.
 
Algumas doenças respiratórias apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, como a rinite alérgica e o resfriado comum. Por terem sintomas muito parecidos com os da gripe, as pessoas vacinadas que sofrem de resfriado ou de rinite podem acreditar que a vacina não fez efeito, o que não é verdade.
 
A proteção da vacina inicia-se em torno de duas semanas após sua aplicação e tem efeito até os quatro meses seguintes. Após este período ocorre uma queda da proteção, o que pode variar de pessoa para pessoa. Além do mais, o vírus da gripe sofre alterações de um ano para outro. Por essa razão, a vacina da gripe é reformulada a cada temporada.
 
Além de proteger contra a gripe, a imunização previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios. As pessoas que são hipersensíveis ao ovo de galinha e seus derivados não deveriam receber a vacina antigripal.
 
Serviço
 
O que: Campanha de Vacinação contra a Gripe
Quando: 15 a 26 de abril de 2013
Quem: - pessoas com 60 anos de idade ou mais
- gestantes em qualquer idade gestacional
- puérperas até 45 dias após o parto
- crianças de seis meses a menores de dois anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação)
- profissionais de saúde
- portadores de doenças crônicas não transmissíveis*
 

Onde: Todas as Unidades de Saúde nos bairros

*É necessária a apresetação de prescrição médica ou xerox de receita atualizada que comprove a condição do paciente. Na prescrição médica deverá constar o nome da doença ou a que categoria de risco pertence para indicação da vacina da influenza.
 
Obs: as pessoas que não se enquadram nestes grupos, deverão procurar a vacina nas clínicas privadas.
                                                                            


                                                                      Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário