quarta-feira, 26 de março de 2014

Trem regional terá recursos do PAC 3

Trem regional terá recursos do PAC 3A implantação do trem regional na Serra, entre Caxias do Sul e Bento Gonçalves, interligando Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa, terá recursos assegurados no Programa de Aceleração do Crescimento - Fase 3 (PAC 3). A informação foi confirmada na última quinta, dia 20, pelo Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em reunião em Brasília, ao vice-prefeito de Caxias, Antonio Feldmann, coordenador da Comissão Especial do Trem Regional, e ao secretário de Gestão e Mobilidade de Bento Gonçalves, Mauro Moro, também presente no encontro.

O trecho será tratado como piloto no Programa Federal de Trens Regionais de Passageiros no país, conforme noticiado pelo SERRANOSSA em dezembro. Segundo o Grupo de Trabalho da ANTT, o projeto do trecho Caxias-Bento é o mais avançado dos 64 projetos em tramitação, pois já tem o “Programa de Estudo e Viabilidade Técnica e Econômica Financeira, Social e Ambiental” aprovado, como também já realizou a audiência pública promovida pelo Ministério dos Transportes. A proposição do Grupo de Trabalho será levada ao Seminário Nacional de Trens Regionais, agendado para o dia 29 de abril e apresentada aos Ministérios dos Transportes e das Cidades.

Conforme Feldmann, a proposta da ANTT é que, com recursos assegurados pelo PAC 3, o trecho tenha seu Projeto Executivo e início de implantação entre 2014 e 2015.

O grupo também elegeu na quinta-feira a Alternativa 1 do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Financeira, Social e Ambiental. A opção estabelece a linha férrea Caxias do Sul-Farroupilha-Bento Gonçalves com 60 quilômetros, 14 deles totalmente novos e 46 reaproveitados com adequações. Serão 13 estações convencionais e mais uma de integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário