quarta-feira, 26 de março de 2014

PSE promove capacitação e entrega da Caderneta do Adolescente

Profissionais da saúde e da educação participam na manhã desta terça-feira, dia 25, de uma capacitação sobre a Caderneta do Adolescente, promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE). O material, desenvolvido pelo Ministério da Saúde para apoiar meninos e meninas entre 10 a 19 anos na fase de mudanças e descobertas próprias da adolescência, foi entregue aos participantes. A capacitação é um momento para troca de informações e será conduzida pela enfermeira Fúlvia Schuster, da Secretaria Estadual da Saúde e da Educação, e pela assessora da Saúde do Escolar Maribel Gil Guterres, da Seção de Saúde da Criança e do Adolescente. A atividade está sendo desenvolvida no auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Bento Gonçalves da Silva.

O Programa Saúde na Escola (PSE), do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, existe no país desde 2007. Bento Gonçalves aderiu ao programa em 2011, com 39 escolas municipais e estaduais pactuadas. Em seu pronunciamento durante a abertura do encontro, a secretária de Educação, iraci Luchese Vasques, comemorou o fato de todas as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMIs) serem contempladas pelo programa. "Este trabalho é muito importante. É uma caminhada que inicia na educação infantil e segue para as demais séries. Saúde e Educação no mesmo ritmo da prevenção" complementou.

No município o programa é desenvolvido em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação. "A união destes dois pilares, a saúde e a educação, é fundamental para o bom desenvolvimento das atividades", salientou a secretária-adjunta de Saúde, Marlene Webber.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira, tendo como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O PSE também deve servir para que os profissionais da educação possam pensar a saúde na escola, a partir do processo de construção coletiva.
 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura BG
Foto: Carina Furlanetto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário