sábado, 12 de outubro de 2013

Festa marca aniversário de 123 anos de Bento

Bento Gonçalves completou 123 anos de emancipação política (Foto: Bruno Mezzomo/Leouve)

Sexta-feira, dia 11 de outubro, Bento Gonçalves comemora os 123 anos de emancipação política. E para marcar a data uma série de atividades fizeram parte das comemorações.
 

As atividades iniciaram por volta das 18h30min na Via Del Vino, com celebração religiosa e distribuição de um bolo de 15kg. A animação do público ficou por conta da banda Fanfarra Bersaglieri, do coral da Casa das Artes, além da banda Rastros do Vento e da Banda Farina Brothers.

 
Na ocasião as autoridades fizeram um brinde com o vinho de Bento Gonçalves e a festa contou com a presença do personagem Testavin, além da surpresa da noite, a presença da escola de samba Imperadores do Ritmo, de Porto Alegre, que no próximo carnaval abordará no samba-enredo durante o desfile, o tema Maria Fumaça.
 
Para encerrar as atividades da Semana de Bento e comemorações do aniversário do município, às 9h na Avenida Osvaldo Aranha ocorre desfile, com a presença de entidades e à tarde mateada na praça Ismar Scussel.
 
Conheça um pouco da história do Município:

Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel, Conde D' Eu e Nova Palmira.Naquele ano os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes. Eram no inicio 348 lotes e uma População de 790 pessoas, sendo 729 italianos.
 
Em 24 de dezembro de 1875, outros pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram a esplanada, onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei. A Colônia Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves, era conhecida por Região da Cruzinha. O comércio era intenso.O desmembramento da Colônia Dona Isabel do município de Montenegro, foi assinado por Cândido Costa. O nome foi dado em homenagem ao general Bento Gonçalves da Silva, chefe da Revolução Farroupilha.Em 1967 surge a I FENAVINHO. O município foi visitado pela primeira vez por um Presidente da República e o seu principal produto, a força de sua economia é divulgada em todo o Brasil, tornando a cidade conhecida nacional e internacionalmente.O município descobre a sua vocação para o turismo de negócios e começa a sediar eventos de grande porte. Seu parque de exposições, atualmente, é o segundo da América Latina.
    
Bento tem atualmente 111 mil habitantes segundo IBGE (Foto: Bruno Mezzomo/Leouve)
Bento Gonçalves é sede de grandes eventos e feiras de negócios. É hoje uma das seis cidades brasileiras que mais recebe eventos internacionais. O binômio móvel-vinho, é responsável pela base econômica do município.O setor moveleiro de Bento Gonçalves representa 8% da produção nacional de móveis e 40% da produção estadual.A vitivinicultura representa a terceira maior economia, com 12,39% de participação no mercado.
 
Anualmente são produzidas mais de 127 mil toneladas de uva e o equivalente a 91 milhões de litros de vinho.Destacamos ainda outras atividades como: setor metalúrgico, alimentício, têxtil, artefatos de couro e borrachas, artes gráficas e o setor plástico.Quanto ao comércio, Bento Gonçalves apresenta qualidade e variedade de produtos, tornado-se um pólo regional.O setor de serviços é outro importante segmento da economia, o que mais gera empregos e o que tem mais empresas estabelecidas.
 
Atualmente Bento Gonçalves tem mais de 111 mil habitantes e oferece toda a infra-estrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar da gastronomia, do lazer, dos costumes e das tradições deste hospitaleiro povo bentogonçalvense.Hoje somos referencial turístico. Um dos e um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil. Hospitaleira, carismática e receptiva, assim é descrita a Capital Brasileira do Vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário