domingo, 18 de novembro de 2012

Um hobby chamado voluntariado


A Instituição Pequeno Grande Campeão atende 600 pessoas e realiza ações para ajudar na sustentabilidade, como o Brique da Praça

Fonte: 20/10/2012 - Liane Dias de Oliveira/Jornal Semanário
  

Jefersom Vidal afirma que sempre gostou de ajudar pessoas.


Voluntariado é o trabalho de jovens ou adultos que  dedicam parte do tempo, sem remuneração, para ajudar as pessoas em diversas atividades de bem social ou outros campos. Com quatro anos de existência em Bento Gonçalves, a Instituição Pequeno Grande Campeão é uma das entidades que realiza trabalhos voluntários em prol da comunidade.
 
O presidente da Instituição, Jefersom Vidal, que está à frente da entidade desde a fundação no ano de 2008, sempre gostou do trabalho de voluntariado. “Tudo começou quando eu tinha 12 anos, gostava muito de lidar com pessoas então comecei a fazer trabalhos voluntários em escolas, como recreação e teatro”, conta Vidal. Após um tempo, ele se afastou um pouco desses trabalhos, mas no ano de 2008, conversou com um amigo e então decidiram fundar a instituição, sem fins lucrativos. Segundo ele, o nome surgiu por que ele era pequeno, cresceu e queria vencer, por isso Pequeno Grande Campeão. Com uma diretoria de aproximadamente 10 pessoas, cada um cuida de uma parte e ajuda no que pode.

As ações

A instituição promove ações no município como o Brique da Praça, que tem como objetivo a sustentabilidade. “Oferecemos a oportunidade para que outras instituições participem do brique. Elas vendem o que produzem e o dinheiro fica para elas, é uma forma de sustentabilidade”, afirma Vidal. A Pequeno Grande Campeão promove também festas sociais nas comunidades, jantares beneficentes e projetos de conscientização, além de receber roupas, brinquedos e alimentos, que são repassados para as 600 pessoas cadastradas ou para outras ações sociais.

O brechó que a instituição mantém auxilia financeiramente. “Nossa maior dificuldade é na questão financeira, como não temos sede própria e nossa sala é alugada, trabalho em outro expediente para ajudar com o aluguel, se não tivéssemos o brechó teríamos mais dificuldades”, declara o presidente. A Pequeno Grande Campeão tem cerca de 35 voluntários cadastrados e as doações são feitas, em sua maioria, por pessoas da comunidade.

Prazer em ajudar o próximo

O presidente Vidal relata ainda sobre o prazer de ajudar as pessoas. “Gosto de trabalhar com pessoas, com o público e sempre gostei de ajudar, vejo isso como um hobby e meu sonho é ser professor para lidar com isso”, ressalta. A sala da instituição Pequeno Grande Campeão está localizada na rua Júlio de Castilhos, 251, sala 22, Ed. Regina Margherita, e os telefones para contato são (54) 3453.7193, 9928.3380 e 8418.8140. A entidade abre de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.

Da Redação: Liane Dias de Oliveira
variedades@jornalsemanario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário