sábado, 19 de julho de 2014

Começa a convocação de mesários

Quem não puder prestar serviços tem prazo máximo de 5 dias para apresentar
justificativa ao Cartório

Começa a convocação de mesáriosPassada a Copa do Mundo, o brasileiro agora precisa pensar no futuro político do Brasil. No próximo mês de outubro, acontece a eleição para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, com o 1° turno no dia 5 e o 2°, no dia 26. Para que esse processo aconteça, é necessário o trabalho de mesários e auxiliares. O Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves já começou a enviar as convocações para os mais 1.028 eleitores que atuarão nas 272 seções eleitorais dos municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. 

Segundo o chefe do cartório da 8ª Zona Eleitoral, Ricardo de Abreu, aqueles que forem convocados e não puderem trabalhar devem ficar atentos à data-limite para o pedido de dispensa e da justificativa. “A entrega está sendo feita através dos Correios. Em alguns casos temos que ir pessoalmente porque as pessoas não estão sendo localizadas. Pedimos que os convocados leiam atentamente o documento recebido, pois nele estão todas as informações”, orienta. Quem não puder comparecer deve comunicar a ausência no máximo 5 dias após o recebimento da solicitação. “O serviço de mesário é obrigatório e sempre gratuito. Em caso de recusa ou abandono injustificado, o faltoso poderá ser punido administrativa e criminalmente, com pagamento de multa, estipulada pelo juiz eleitoral, ou até detenção por até dois meses e multa”, alerta Abreu.

Aqueles que não foram convocados pela Justiça Eleitoral mas têm interesse em participar das eleições podem aderir ao programa Mesário Voluntário. “Temos registrado bastante procura em Bento Gonçalves. O cadastro pode ser feito nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.jus.br), ou ainda no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rs.gov.br)”, explica. Segundo o Cartório Eleitoral local, cerca de 60% dos mesários são voluntários em Bento.

Mudança nas seções

Ricardo Abreu explica que alguns locais de votação foram alterados em Bento Gonçalves. “Não haverá mais Seções Eleitorais funcionando no Clube Ipiranga, no bairro Cidade Alta. Todas essas seções que funcionavam no clube foram transferidas para o Ginásio de Esportes do Colégio Sagrado Coração de Jesus”, afirma. Segundo Abreu, a alteração se deve a um pedido do próprio clube, que possui evento agendado para o dia do pleito e também em função da falta de acessibilidade do local. Outra mudança atinge os eleitores do bairro Botafogo. “Metade das seções do Clube Botafogo foi transferida para o Salão Comunitário do bairro Santa Rita”, lembra Abreu. A lista com todos os locais de votação será divulgada posteriormente.

Dúvidas

O prazo para confecção do novo título de eleitor, transferência ou revisão de dados está esgotado. O único serviço ainda possível antes das eleições é a segunda via do título, que pode ser solicitada até 10 dias antes do pleito. A certidão de quitação eleitoral pode ser obtida através do site do TSE ou TRE/RS. O documento eletrônico tem a mesma validade de uma segunda via do título de eleitor. Os eleitores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com o Cartório Eleitoral de Bento Gonçalves, pelos telefones 3451 8688 ou 3453 7998.

Projeto-piloto

Bento Gonçalves e Florianópolis serão as únicas cidades no Brasil que terão urnas de identificação mistas. “Esse projeto-piloto permite identificar o eleitor tanto pela biometria quanto pelo sistema anterior através de um programa diferenciado que permite a dupla identificação”, esclarece Abreu. Cerca de 15% dos eleitores de Bento realizaram o cadastro biométrico ao fazer revisão de dados, transferência ou primeira inscrição. Mesmo podendo usar a biometria, eles também deverão apresentar documento com foto na hora da votação já que existe a possibilidade de contratempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário