sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bento tem 38 novos casos de Aids em 2013

Bento tem 38 novos casos de Aids em 2013Ao abrir dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado no próximo domingo, 1º, traz consigo um dado que reforça ainda mais a necessidade de prevenção e detecção precoce da doença em Bento Gonçalves: sem contabilizar o último mês do ano, 2013 já superou 2012 – que teve 35 novos casos –, com 38 confirmações.

Os números são do setor de Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal da Saúde (SMS), e apresentam, novamente, uma elevação significativa com relação à média histórica, que desde 2000, fica em torno de 25 registros por ano. O maior volume de incidências está na faixa dos 30 aos 39 anos, que detém, ao longo desse período, 55% do total.

Desde 1997, ocorreram 87 mortes por Aids, no município, cinco delas no ano passado. De lá para cá, 2008 – que tem o recorde de confirmações da doença na cidade, com 47 – é o ano que aparece com o maior total de óbitos, com 10 mortes. Em 2013, são 3.

A lista das prováveis formas de contágio em Bento mostra que, com 36,5%, os relacionamentos heterossexuais sem proteção lideram o ranking. Os envolvimentos homossexuais ou bissexuais surgem com uma parcela bem menor, de 3,7%. Os usuários de drogas representam pouco mais de 24%. “Mesmo assim, é difícil convencer as pessoas que não se trata de uma epidemia de classes”, ressalta o coordenador do setor, José Antônio Rodrigues da Rosa.

Ele aponta que é importante considerar que o uso de entorpecentes, em muitas ocasiões, dá origem a efeitos secundários, como a prática sexual sem prevenção. “Esse cenário favorece a transmissão do vírus HIV. Se não pensarmos nisso, estaremos subestimando nossa realidade social”, analisa.


Resistência

Coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), a enfermeira Adriana Cirolini afirma que o medo de ter um diagnóstico positivo ainda dificulta uma aproximação com muitas pessoas que podem estar com Aids. “Muitos ainda têm resistência até mesmo para buscar informações sobre o assunto. Mas é importante saber que quanto antes for detectado, mais tempo e qualidade de vida esse paciente pode ter. Não é pelo HIV que ele será uma pessoa diferente de outras na sociedade”, destaca.

Para dar atenção aos casos diagnosticados como positivos, o SAE/CTA dispõe de uma equipe multidisciplinar que envolve, além dos profissionais médicos, áreas de enfermagem, nutrição, psicologia e assistência social. “Nosso principal objetivo é criar um bom vínculo com eles, porque são situações delicadas”, completa Adriana. Entre os registros de HIV, que é a presença do vírus no organismo, e Aids, em que já há manifestação de sintomas, o órgão atende a cerca de 500 pessoas.

Dia Mundial
Neste ano, assim como já ocorreu em 2012, a equipe do SAE/CTA não promoverá atividades sobre o Dia Mundial de Combate à Aids com a instalação de uma tenda no Centro para distribuição de panfletos e orientações. A estratégia adotada pelo departamento é ir a algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e oferecer capacitações para as equipes, palestras e testes rápidos para a comunidade, também de forma sigilosa. “Agindo assim, temos um impacto muito maior, porque antes inibia as pessoas”, afirma Adriana. As ações já iniciaram há algumas semanas. Os trabalhos também abrangem visitas a empresas da cidade. Em breve, todas as UBSs receberão kits para a realização dos testes rápidos.

Números em Bento

*38 novos casos de Aids em 2013
*Faixa etária com mais incidência: 30 a 39 anos (entre 2000 e 2012 chega a 55%)
*Principal forma de contágio: relacionamento heterossexual sem proteção (36,5% dos casos)
*Mortes desde 1997: 87 (5 delas em 2012 e 3 em 2013)

Testes ao meio-dia

Na próxima quinta-feira, dia 5, o SAE/CTA estará oferecendo, pela última vez em 2013, a testagem para HIV também ao meio-dia, para facilitar o acesso ao serviço por quem possui menos disponibilidade de horários. A verificação inclui ainda exames para sífilis e hepatites B e C, todos com resultados em até 15 minutos. Em março, o horário alternativo retorna, sempre na primeira quinta-feira de cada mês. Os horários normais para os testes são das 8h às 15h30 e das 13h30 às 15h30, mediante agendamento.

Para um resultado mais efetivo, a coordenadora do SAE/CTA, Adriana Cirolini, explica que é necessário considerar uma janela imunológica de pelo menos 30 dias entre uma possível situação de risco, em que pode ter havido exposição ao vírus, e o exame. Em casos nos quais há um intervalo de tempo menor, a indicação é pela repetição do teste no mês seguinte. O SAE/CTA fica na rua Goiânia, 126, no bairro Botafogo. O telefone do departamento é (54) 3453 2578.

Jornal SerraNossa - Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário