sábado, 21 de dezembro de 2013

Escola do São Roque deve ser concluída até março

Retomada dos trabalhos ocorrerá até 10 de janeiro, segundo estimativa da Smed

Escola do São Roque deve ser concluída até março
Até o dia 10 de janeiro de 2014, as obras da nova escola do bairro São Roque, que está com a construção parada há mais de um ano, deverão ser retomadas. De acordo com a secretaria municipal de Educação (Smed), as negociações com a empresa responsável pelo empreendimento já foram finalizadas e a companhia aguarda, agora, que a prefeitura emita a ordem de reinício dos trabalhos. Enquanto isso, o departamento trabalha com os levantamentos para registro de preços dos móveis que serão comprados para equipar o local.

A estimativa da Smed é de concluir a instalação do educandário – que atenderá a pelo menos 600 alunos – até o final de março. Depois, iniciarão as transferências de estudantes que hoje estão matriculados em escolas como a Maria Borges Frota, no Zatt, e a Ernesto Dorneles, no Universitário. Também devem ser supridas vagas atualmente compradas pela administração municipal no Colégio Cenecista, que é da rede particular.

Segundo a secretária Iraci Luchese Vasques, se o prazo máximo indicado pela empresa contratada for cumprido, não haverá nenhum tipo de prejuízo ao ano letivo dos alunos que serão remanejados pelo Poder Público. “Caso passe do final de março, teremos que fazer um reestudo. Mas ninguém vai ficar sem escola”, garante. 

Se a conclusão depender apenas da quadra de esportes e do cercamento, por exemplo, Iraci destaca que não há problema em inaugurar o prédio e seguir com a obra. “Temos que pensar, em primeiro lugar, na segurança deles. Então, se for algo que não ofereça perigo aos estudantes, não vejo problema. Mas não vamos correr nenhum risco”, completa a secretária.

Construção iniciou em 2011

Eleita como prioridade no Orçamento Participativo (OP) de 2009, a construção da nova escola na região do São Roque iniciou em 2011, com a previsão de investimentos de R$ 2 milhões. A edificação terá três pavimentos, com 16 salas de aula e espaços como cozinha, refeitório, biblioteca, hall de leitura, auditório, laboratórios de ciências e informática, hall de exposições e quadra aberta, em uma área de quase 2,5 mil metros quadrados e com total acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Em outubro de 2012, as obras foram suspensas em função da crise financeira que atingiu a prefeitura. Desde fevereiro deste ano, o local tem a presença de vigilante 24 horas por dia, pois era constantemente invadido por usuários de drogas. Em meados de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou a utilização, solicitada pela prefeitura, de pouco mais de R$ 612 mil do Fundo Municipal de Desenvolvimento Integrado (FMDI) para a conclusão do empreendimento.

Fonte: Jornal SerraNossa - Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário