sábado, 28 de dezembro de 2013

Alerta para o perigo de intoxicações alimentares

No verão doenças aumentam em mais de 30% comparando com outros períodos 

Com a chegada do verão a Secretaria da Saúde, através do setor de vigilância epidemiológica do município, alerta para o perigo das doenças transmitidas por alimentos nesta época do ano. Conforme dados apresentados no Relatório Epidemiológico sobre Doenças Transmitidas por Alimentos, o número de pessoas que adoecem por causa da ingestão de alimentos é maior do que em outros períodos, chegando a 30,4%.

Uma das principais causas em que essas intoxicações aumentam, é pela falta de cuidado na conservação dos alimentos e o consumo de alimentos de origem animal sem inspeção sanitária. A preocupação aumenta com as festas de final de ano, onde os alimentos servidos na ceia costumam ser preparados com muita antecedência, sendo colocados sobre a mesa muitas horas antes de serem consumidos.

Conforme a Vigilância, uma explicação para isso é de que quando os alimentos permanecem por muito tempo em temperatura ambiente e fora da refrigeração onde ocorre uma grande proliferação de microrganismos, aumentando a chance das pessoas adoecerem. Outro problema tem sido a utilização de alimentos de origem animal sem inspeção sanitária, principalmente as carnes e os ovos. O consumo destes alimentos, principalmente a maionese, o galeto e o churrasco, aumentam a chance de surtos de gastrenterite (diarreia e vômito) por salmonelose e por clostrídios. Também deve ser dada uma atenção especial às sobremesas preparadas com ovos (tortas e coberturas) e aos salgadinhos preparados com carne (croquete, canudinho, sanduíches) que também pode causar surtos de gastrenterite.

A recomendação da vigilância sanitária para que as pessoas possam curtir as festas de final de ano sem o risco de adoecer por causa dos alimentos é: -Manter a higiene dos locais de preparo e guarda de alimentos,-Lavar as mãos antes de manusear ou consumir alimentos,-Evitar o contato entre alimentos crus e cozidos,-Cozinhar bem os alimentos,-Manter os alimentos na temperatura correta de conservação,-Adquirir somente produtos com procedência comprovada (nota fiscal e/ou rótulo),e tanto usar no preparo dos alimentos quanto consumir água tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário