segunda-feira, 12 de março de 2012

Vamos participar da luta contra o Crack!


Por Rede de Mobilização Social (RMS)
Todos sabem que o Crack é um grave problema de saúde pública no país, uma epidemia que preocupa todos os brasileiros. Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, já existem dois milhões de usuários da droga no Brasil.
O Crack tem um efeito devastador. Destrói vidas, desestrutura famílias, contamina toda a sociedade. O vício provoca doenças pulmonares, doenças psiquiátricas - psicose, paranoia, alucinações - e doenças cardíacas. O usuário também apresenta dificuldade de raciocínio, memorização e concentração. O estado de dependência do Crack é tão grave que apenas um terço dos usuários encontra a cura. Outro terço mantém o uso e outro terço morre, sendo que 85% dos casos estão relacionados com a violência.
São muitas as raízes do problema e ele não é fácil de enfrentar. Mas, não é impossível interferir no avanço do uso da droga. Por isso, o Governo Federal lançou uma política nacional para a prevenção e tratamento dos usuários, incluindo o apoio as famílias. E conta com a participação de toda a sociedade (sindicatos, conselhos, movimentos sociais, igrejas, estudantes, empresários), para que tenha sucesso essa grande ação de cidadania.
A estratégia do Governo inclui o aumento de unidades do Consultório de Rua, responsável pelo atendimento aos usuários que vivem nas ruas; a criação de novas Enfermarias Especializadas, que prestam atendimento a viciados em situação de emergência; aumento das Unidades de Acolhimento Adulto e Infanto Juvenil, responsável pelos cuidados domiciliares aos usuários em situação de abstinência. O Governo vai ampliar também o número de unidades dos Centros de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS -, que oferecem tratamento integral aos usuários de crack.
Participe! É fundamental a união e envolvimento de todos os brasileiros. Multiplique essas informações, converse com amigos, vizinhos e parentes. Em caso de dúvidas, procure o serviço de atendimento telefônico gratuito para orientação e informação sobre drogas: o VivaVoz - 0800 510 0015. Além disso, consulte o Portal Enfrentando o Crack, para mais informações sobre o tema. O Portal está disponível em www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack.

Participe dessa mobilização! Crack, é possível vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário